
A defesa virou o principal ponto de atenção do Grêmio após o empate por 1 a 1 no Gre-Nal desse sábado (8). Depois do jogo, o técnico Gustavo Quinteros alertou para a fragilidade do sistema defensivo nos contra-ataques e nas bolas paradas, pediu reforços e traçou três estratégias para estancar o problema.
O planejamento do treinador envolve: a contratação de um zagueiro, a realização de trabalhos táticos focados no sistema defensivo e a consolidação de Gustavo Cuéllar em breve como volante titular.
1) Contratação de um zagueiro
Quinteros pediu de forma enfática a chegada de um reforço para a zaga em vários momentos da entrevista coletiva pós-Gre-Nal. A ideia da direção é disponibilizar nos próximos dias ao treinador um zagueiro com nível de titularidade.
— Chegamos há pouco tempo e sabemos que no ano passado o Grêmio sofreu muitos gols e estamos com os mesmos jogadores, à exceção de três ou quatro que saíram. Temos que repor os jogadores que se foram e trabalhar com os que chegam, mas isso leva tempo — afirmou.
2) Trabalhos táticos
Na avaliação de Quinteros, o Grêmio ainda é um time exposto, sobretudo nos contra-ataques, mas também nas bolas paradas.
A ideia é intensificar os treinos focados nestes fundamentos nas próximas atividades no CT Luiz Carvalho.
— A equipe sofreu muitos desarmes (no Gre-Nal), não conseguimos ganhar os rebotes defensivos e ofensivos, mas o rival está mais trabalhado nestas questões. Temos também que trabalhar a bola parada e as transições defensivas — afirmou o treinador.
3) Titularidade de Cuéllar
Ainda sem o melhor ritmo de jogo, o volante Gustavo Cuéllar vem sendo reserva de Dodi nas primeiras partidas. Porém, à medida em que o colombiano adquire mais minutos e se adapta aos treinos e jogos, a ideia é que o atleta assuma em breve a titularidade, dando mais solidez defensiva à equipe.
— O Cuéllar já está muito bem, com a possibilidade de jogar muito mais minutos, e isso vai ser fundamental nestas situações de ganhar o meio-campo, ganhar rebotes e não deixar a defesa exposta. Tenho fé de que vamos formar uma equipe competitiva —finalizou.