
Antes mesmo de ser apresentado oficialmente como jogador do Grêmio, Cristian Olivera concedeu entrevista para a rádio El Espectador, do Uruguai, e trouxe informação importantes sobre sua chegada ao Tricolor.
Entre elas está a data de estreia. Kike indicou que está em boa forma física e estará à disposição de Gustavo Quinteros para viajar a Roraima, quando o Grêmio enfrentará o São Raimundo, pela Copa do Brasil.
— Penso que para quarta estarei estreando. Estou bem fisicamente, pronto para jogar — disse Olivera.
O duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil está marcado para para quarta (19), às 19h30min, no Estádio Canarinho, em Boa Vista. O Grêmio fará a longa viagem em voo fretado nesta terça.
Olivera desembarcou em Porto Alegre na última sexta-feira e participou no final de semana dos treinamentos com os atletas que não jogaram em Erechim contra o Ypiranga.
O jogador estava realizando pré-temporada no Los Angeles FC, porém não participou de amistosos.
Adaptação com ajuda dos uruguaios
Olivera desembarcou em Porto Alegre na última sexta-feira e participou no final de semana dos treinamentos com os atletas que não jogaram em Erechim contra o Ypiranga.
O jogador contou com a ajuda do também uruguaio Matias Arezo nas primeiras necessidades no clube.
— Estive com Mati, que me explicou como são as coisas no clube. Felipe Carballo também me falou coisas boas. Encontrei em um time muito organizado, que me recebeu da melhor maneira — destacou.
Em relação ao seu contrato, Olivera revelou na entrevista que assinou com o Grêmio até 2028, mas com possibilidade de extensão até 2029 conforme metas atingidas.
Quem é Cristian Olivera
Natural de Montevidéu, Cristian Olivera se caracteriza pela velocidade e capacidade de atacar e defender com a mesma intensidade.
Revelado pelo Rentistas foi, com apenas 18 anos, negociado com o Almeria em 2020, com a expectativa de ser o sucessor de Darwin Núñez, que havia deixado o clube espanhol rumo ao Benfica. No entanto, as coisas não deram certo e Kike voltou ao país para jogar no Peñarol.
No Carbonero, porém, ele também não se firmou e terminou emprestado ao Boston River, uma das SAFs do futebol uruguaio. Desta vez, conseguiu se desenvolver e chamar a atenção de Marcelo Bielsa, técnico da seleção uruguaia.
Ainda como jogador do Boston River, a primeira convocação de Oliveira ocorreu em 2023. Desde então, ele tem 10 jogos pelo Uruguai — entre Eliminatórias para a Copa do Mundo e Copa América.
Já nas últimas duas temporadas defendeu o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, onde foi ala em um esquema 3-4-3 formado pelo técnico Steve Cherundolo. No último ano ainda se mostrou artilheiro, participando de 14 gols em 34 partidas.