
Antes mesmo de ser anunciado pelo Grêmio, o volante Camilo Reijers, de 25 anos, teve seu nome publicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Boletim Informativo Diário (BID).
O jogador estava no futebol russo, defendendo o Akhmat Grozny, com quem tinha vínculo até junho de 2026. Conforme apurou a reportagem de Zero Hora, o Tricolor assinou um contrato de três temporadas, até 2027. Apesar disso, a diretoria gremista alega que não precisará pagar uma compensação financeira aos russos. O modelo do negócio ainda é mantido sob confidencialidade.
Revelado na base da Ponte Preta, o atleta ainda passou pelo Lyon, da França, Cuiabá e Moleenbek, da Bélgica, até chegar à Rússia em 2023. Por lá, acumulou um gol e uma assistência em 48 jogos.
Camilo é mais defensor e se destaca pelos desarmes. Chega ao Grêmio para ser mais uma opção no setor que já conta com Villasanti, Cuéllar, Pepê, Dodi e Ronald.
Ele já estava em Porto Alegre há pelo menos uma semana e aguardava o desfecho da negociação entre as partes. O jogador já estava, inclusive, treinando com os companheiros no CT Luiz Carvalho.

Quem é Camilo Reijers
Nascido em fevereiro de 1999 em Mogi Mirim, no Estado de São Paulo, o atleta surgiu na Ponte Preta. Após subir ao time profissional, ficou pouco tempo e foi negociado para o Lyon, da França. As oportunidades no futebol francês foram poucas e Camilo buscou um empréstimo.
O retorno foi para o Cuiabá. Foram duas temporadas pelo Dourado, que ajudam a entender como joga o volante de 25 anos.
— Chegou com moral e jogava sempre, mas eu achava ele um volante sem muita pegada e que finalizava pouco — conta Olímpio Vasconcelos, jornalista da Rádio Cultura, de Cuiabá. Na primeira temporada, em 2021, ele fez 43 jogos e marcou um gol.
Foi em 2022 que Camilo se destacou, sob o comando do português António Oliveira. Foram 35 partidas com mais pegada defensiva, e novamente apenas um gol marcado.
— Ele se tornou um primeiro volante mesmo. Como tem bom passe, ajudava na saída de bola. De segundo volante, não deu certo. E ainda fez a lateral em alguns momentos que foi necessário, mas não gostei — complementa Vasconcelos.
O volante atuou ao lado do Pepê no Dourado, mas os dois têm características diferentes. Camilo é mais defensor e se destaca pelos desarmes. Depois do Cuiabá, o jogador seguiu por empréstimo ao Molenbeek, da Bélgica, onde teve poucas chances.
Em 2023, o brasileiro chegou ao futebol russo. No Akhmat Grozny, ele se tornou titular e um dos destaques do campeonato, sendo líder em desarmes por partida na atual temporada, com 3.8, em 16 jogos. Ao todo, Camilo tem quase cinco bolas recuperadas por jogo que atua.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.