
A busca por um goleiro no Grêmio ganhou novos componentes nos primeiros dias de 2024. Após a direção descartar a contratação de Andrada, que defende o Monterrey, outros alvos estão na mira. Um dos nomes cotados é o do argentino Agustín Marchesín, 35 anos, e que está no Celta de Vigo. Mas também existe a possibilidade de repatriar um velho conhecido do torcedor para a Libertadores. Marcelo Grohe, 36 anos, está com a situação em aberto no Al Ittihad e poderá ser liberado pelo clube saudita. Opções que permitem que a direção solucione uma das lacunas no elenco e possam oferecer a Renato Portaluppi um jogador experiente na função.
Após iniciar sua trajetória como profissional no Lanús, Marchesín teve sua primeira experiência internacional no México. Foi comprado em 2015 pelo Santos Laguna. Em 2016 trocou de clube no país, indo para o América. Até que em 2019 passou a atuar na Europa. Foi adquirido pelo Porto e assumiu a titularidade no clube. Em sua primeira temporada em Portugal, acabou eleito o melhor goleiro da liga.
Marchesín também tem no currículo uma série de convocações para a seleção argentina. Seu último jogo pela seleção aconteceu em 2021, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo no Catar. Ele entrou em campo no empate em 2 a 2 com a Colômbia, no lugar do lesionado Emiliano Martínez.
Apesar de ter contrato até junho de 2025 com o Celta de Vigo, o clube espanhol admite uma saída neste momento. A possibilidade foi admitia pelo técnico Rafa Benítez, em sua última entrevista coletiva.
— Marchesín vem treinando muito bem. É um grande goleiro. Tive uma conversa com ele, vamos saber do futuro. Se existir alguma oferta, eu, como treinador, estarei agradecido pela sua dedicação — disse o treinador do Celta de Vigo.
O goleiro argentino foi contratado em agosto de 2022 junto ao Porto, a pedido do então treinador Eduardo Coudet, hoje no Inter. Em fevereiro do ano passado, Marchesín sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles que o tirou dos gramados por oito meses. Atualmente, encontra-se recuperado da lesão, mas não vem sendo utilizado no Celta. Em 2023, Marchesín disputou apenas um jogo após a contusão, no dia 7 de dezembro pela Copa do Rei.
A situação de Marcelo Grohe também ganhou força desde o início do ano. A informação trazida pelo jornalista Rudi Galit, da Sly Sports, é de que o ex-gremista pode ser liberado pelo Al Ittihad em janeiro. O clube árabe, que tem o argentino Marcelo Gallardo no comando, quer investir em outros estrangeiros. A Federação de Futebol da Arábia Saudita permite oito jogadores de fora do país por clube, e o goleiro seria um dos jogadores a ser negociado.
Em entrevista ao jornalista Duda Garbi na última segunda-feira, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, manifestou interesse em saber da situação de Grohe, que tem contrato até junho de 2024.
— É um baita goleiro. E outra, com história no Grêmio — elogiou.
Formados nas categorias de base e um dos protagonistas do período da retomada de títulos do clube, Grohe foi vendido ao Al Ittihad no final de 2018. A saída do jogador transformou a posição virou uma dor de cabeça. Paulo Victor, Vanderlei, Brenno e Gabriel Grando oscilaram entre bons e maus momentos nas últimas cinco temporadas como titulares. Do grupo, só Grando segue no clube. Caíque terminou o Brasileirão em alta, mas a direção colocou a busca por um titular afirmado.