O Grêmio terminou o ano de 2023 com boas notícias para o futuro. Uma delas é surgimento de um nome para assumir um espaço maior no sistema defensivo da equipe nas próximas temporadas. Gustavo Martins, 21 anos, caiu nas graças da comissão técnica com Renato Portaluppi no comando do time principal e começará 2024 com mais oportunidades à vista. O zagueiro, que também pode jogar na lateral direita e como volante, conseguiu realizar em Porto Alegre o sonho de viver do futebol. Agora como a bola da vez no Tricolor, o jovem faz das dificuldades no início da carreira o combustível para crescer.
Gustavo começou cedo na busca do sonho. Deu os primeiros passos no futebol pelo Fluminense. Aos quatro anos, o defensor passou a jogar na escolinha do clube carioca. Aos sete, passou a atuar pelo Vasco. Se transferiu para a escolinha do Botafogo em 2012 e permaneceu no clube por três anos. Acabou dispensado do Glorioso e acertou seu retorno para o Vasco. Mas a passagem por São Januário também não foi longa. Ficou por dois anos no clube e foi novamente liberado.
O jogador pensou em desistir da carreira, mas optou por seguir em atividade. Acertou com o Canto do Rio, da Segunda Divisão do Rio de Janeiro em 2017. Mas aí veio um convite para uma chance em Porto Alegre.
— Ele chegou em 2018. Veio fazer um teste e passou. Tínhamos noção de que era um menino de qualidade. Sempre se destacou pela velocidade e também pela versatilidade. Jogou de zagueiro, lateral e volante. Foi algo que sempre chamou a atenção — comenta Francesco Barletta, coordenador geral das categorias de base.
Atualmente com 1m91cm, o zagueiro tem na altura uma de suas armas defensivas. Mas o crescimento foi um processo que também trouxe problemas em 2019, quando fazia o processo de transição da sub-17 para o sub-20.
— Teve um momento que teve muita dificuldade por conta do crescimento, sofreu algumas lesões e jogou poucas vezes — disse Barletta.
O jovem defensor fez sua estreia como profissional em 2021. Pelo Caxias, clube que defendeu no início daquela temporada por empréstimo, entrou em campo contra o Fortaleza na Copa do Brasil. A chance no Grêmio veio apenas em 2023. Começou a receber oportunidades no Gauchão e agradou.
Chamado de “Carioca” pelos companheiros no CT Luiz Carvalho, Gustavo também teve uma experiência especial nesta temporada. O zagueiro defendeu a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Voltou do Chile com a medalha de ouro e a expectativa de mais oportunidades no Tricolor.
— Sou muito grato ao professor Renato (Portaluppi) pelas oportunidades que ele me deu. Acredito que também por ele me dar oportunidades como lateral, zagueiro e volante tenha influenciado bastante. Também agradeço aos meus companheiros de zaga, que me passam muita experiência no dia a dia. Geromel, Kannemann, Bruno Uvini, Bruno Alves, Rodrigo Ely. Eles me ajudam muito — disse Gustavo, em entrevista para a Rádio Gaúcha.
Gustavo Martins tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2025. A multa rescisória para clubes do Exterior foi fixada em 80 milhões de euros. Um sinal de que o jovem está nos planos para o futuro.