A Comissão de Esportes do Senado Federal decidiu convocar os árbitros envolvidos na partida entre Corinthians e Grêmio, na última segunda-feira (18), para uma audiência pública sobre o VAR. A convocação foi solicitada pelo senador Carlos Portinho (PL/RJ). A informação é do jornal O Globo.
A aprovação para a audiência pública sobre o VAR ocorreu na terça-feira (19) e tem como objetivo auxiliar no projeto de lei que tramita no Senado desde 2019, que pretende criar o "Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeo e dos Áudios no Futebol Brasileiro".
A audiência ainda não teve a data marcada. A CBF afastou toda a equipe do VAR da partida entre Corinthians e Grêmio, composta por Emerson de Almeida Ferreira (MG) e os assistentes Johnny Barros de Oliveira (SC) e Michel Patrick Costa Guimarães (MG). Árbitro principal da partida, Wilton Pereira Sampaio está com sua situação sob análise.
A CBF admitiu publicamente que houve erro da arbitragem ao não marcar o pênalti de Yuri Alberto nos minutos finais do jogo que terminou com placar de 4 a 4, em Itaquera, pela 15ª rodada do Brasileirão.