
Renato Portaluppi avisou que os testes no Grêmio não tem data para acabar. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Esportivo na noite da última quarta-feira (1º), o técnico afirmou que os próximos jogos do Gauchão ainda serão utilizados para que ele possa encontrar uma escalação ideal. Apesar do objetivo de antecipar ao máximo a classificação às semifinais da competição, com pontuação para confirmar mando de campo nas decisões, o Tricolor não pretende alterar o planejamento de seguir rodando o grupo de jogadores.
Minutos após a confirmação da quarta vitória consecutiva no Gauchão, Renato reforçou a mensagem de que o Grêmio segue em construção. Um dos motivos citados pelo técnico para adiantar a possibilidade de mudanças para o jogo deste sábado (4) contra o Aimoré é o do curto prazo de recuperação. Quem jogou em Bento Gonçalves teria apenas dois dias de descanso. Por isso, a tendência é de que mais testes aconteçam na próxima rodada.
— Tenho feito experiências. Alguns jogadores eu conheço. Tenho dado oportunidades a outros. Sábado temos outra pedreira pela frente. É pouco tempo de descanso. Por isso não adianta colocar sempre a mesma equipe — comentou.
Uma das situações que ainda está em observação por Renato é a composição da dupla de volantes. Pepê e Carballo receberam mais oportunidades com o time titular do Grêmio, com Villasanti em campo na escalação do time reserva. Enquanto o ex-jogador do Cuiabá se afirmou rapidamente, o uruguaio ainda apresenta dificuldades para se encaixar na estrutura de meio-campo da equipe.
— Conversei com o Carballo. Jogava com um outro volante no Nacional. E é como ele faz aqui. Quando um saí, o outro fica. O Pepê tem essa característica. Estamos dando oportunidade e conhecendo as características dos jogadores estrangeiros. É uma adaptação. Não é qualquer jogador que chega em outro país. Precisa conhecer os companheiros, a forma de jogar do treinador. Eles estão se esforçando — disse.
Uma peça que aproveitou a oportunidade dada foi Gabriel Silva. Titular contra o São José, o meia-atacante entrou durante o segundo tempo contra o Esportivo e teve desempenho elogiado. Mais um nome que se soma a Everton Galdino, Gustavinho e Campaz na disputa pela titularidade na função.