
A terça-feira será histórica para a torcida gremista. A partir das 19h30min, verá Luis Suárez com a camisa do Grêmio. O jogo, contra o São Luiz, será válido pela Recopa Gaúcha e dá o pontapé inicial na temporada que marca o retorno do Tricolor para a Série A do Brasileirão. Depois de um ano na Série B, a equipe gaúcha mudou de presidente e passou por uma reformulação no elenco, com o uruguaio sendo a principal contratação da janela de transferências.
As primeiras partidas com as camisas dos clubes geralmente não trazem muitas alegrias para Suárez. Em sete estreias, o centroavante saiu com a vitória apenas em duas oportunidades, em outra empatou e em quatro foi derrotado.
Na estreia profissional, pelo Nacional, do Uruguai, em 2005, pela Libertadores, o atacante jogou por 14 minutos, mas a equipe saiu derrotada por 3 a 2 pelo Junior Barranquilla. Na primeira experiência na Europa, pelo Groningen, da Holanda, atuou por dois minutos e o time holandês bateu o Feyenoord por 3 a 0.
No Ajax, em 2007, pela fase classificatória da Champions League, começou como titular e atuou por 72 minutos, mas viu a equipe holandesa ser derrotada pelo Slavia Praga por 1 a 0. Depois, os holandeses seriam eliminados da competição.
Em 2011, Suárez chegou ao Liverpool e conseguiu marcar pela primeira vez em uma estreia. Foi dele o gol que selou o empate dos "Reds" contra o Southampton. Três anos depois, chegou ao Barcelona, onde viveu seus grandes momentos e conquistou inúmeros títulos. O primeiro jogo com a camisa catalã foi justamente em um clássico contra o Real Madrid — derrota por 3 a 1 para os merengues.
O uruguaio, em 2020, trocou Barcelona por Madrid e foi defender o Atlético de Madrid. Mesmo jogando apenas 19 minutos em sua estreia, contra o Granada, marcou duas vezes e ajudou a equipe da capital espanhola a vencer por 6 a 1. No ano passado, Suárez voltou para casa e foi defender o Nacional mais uma vez. Estreou contra o Atlético-GO e viu seu time ser derrotado na Sul-Americana.
Suárez e suas estreias
- Nacional – 2005 – Libertadores - derrota para o Junior Barranquilla – 3x2 – jogou 14 minutos
- FC Groningen – 2006 - vitória contra o Feyenoord – 3x0 – jogou 2 minutos
- Ajax – 2007 – Fase classificatória da Champions – derrota para o Slavia Praga – 1x0 – jogou 72 minutos e foi titular
- Liverpool – 2011 – Premier League – empate com o Southampton – 1x1 – jogou 75 minutos, foi titular e marcou gol
- Barcelona – 2014 – La Liga – derrota para o Real Madrid – 3x1 – jogou 69 minutos, foi titular e deu uma assistência
- Atlético de Madrid – 2020 – La Liga - vitória contra o Granada – 6x1 – jogou 19 minutos e fez dois gols
- Nacional – 2022 – Copa Sul-Americana – derrota para o Atlético-GO – 1x0 – jogou 16 minutos