
Dois anos depois de terem chegado à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior poucos jogadores do Grêmio passaram pelo time principal. Dos 15 jogadores que perderam a decisão nos pênaltis para o Inter, após empate em 1 a 1 no tempo normal, somente quatro jogaram entre os profissionais tricolores.
O quarteto é composto pelo goleiro Adriel, o zagueiro Heitor, o meia Pedro Lucas e o atacante Elias. Há jogadores que partiram para o futebol europeu, como o meia Diego Rosa. A maioria dos atletas foram emprestados para clubes de menor expressão ou compõem o elenco de transição gremista.
A seguir, confira por onde andam cada um dos vice-campeões da Copa São Paulo.
Adriel
Baiano de Ilhéus, o goleiro está no elenco principal do Grêmio. Na hierarquia da posição, Adriel está abaixo de Gabriel Grando e Brenno. Estreou entre os profissionais na decisão da Recopa Gaúcha contra o Santa Cruz. Se apresentou com o elenco de transição na segunda-feira (3).
Luis Fernando
Não está mais no clube. O lateral-direito defende atualmente o Manchester Futebol, da segunda divisão mineira.
Gabriel Gonçalves
O meia-atacante, que errou um dos pênaltis, foi negociado com o futebol ucraniano sem passar pelo time principal. Em setembro do ano passado rescindiu com o Grêmio e foi defender o UCSA de Kiev, da Ucrânia, clube administrado pelo empresário Pablo Bueno.
Calegari
O zagueiro Alison Calegari segue no Grêmio. Ainda não ganhou espaço na equipe principal. Se apresentou na segunda-feira (3) com o time de transição.
Heitor
O zagueiro está à frente na disputa com seu companheiro de zaga. Em 2021, Heitor jogou quatro vezes entre os profissionais — na Recopa Gaúcha e em três partidas do Gauchão. Faz parte do elenco de transição do clube.
Matheus Nunes
O lateral-esquerdo está emprestado ao Joinville, onde chegou em setembro do ano passado. Antes, atuou pelo São José.

Diego Rosa
Deixou o clube sem passar pelos profissionais. Em julho de 2020 foi vendido ao Grupo City, dono do Manchester City. Aos 17 anos, o meia foi negociado por um valor que pode chegar até 24 milhões de euros (R$ 144 milhões na cotação da época) dependendo de alguns gatilhos contratuais. Está emprestado ao Lommel, da Bélgica. Na atual temporada, disputou 16 partidas e marcou um gol.
Gazão
Gabriel Henrique Lima Santos, conhecido como Gazão, faz parte do elenco de transição do Grêmio. O volante foi emprestado ano passado ao Pelotas, onde disputou o Gauchão. Depois retornou ao Tricolor, jogou a Copa FGF e o Brasileirão de Aspirantes.
Rildo
O meia está de volta ao Grêmio após ter disputado a Série B pelo Brasil-Pel. Se apresentou com o grupo de transição na segunda-feira (3).
Vitor
Segue nas categorias de base do clube. Disputou cinco partidas na edição passada do Brasileirão de Aspirantes. Chutou o seu pênalti na trave na final.

Pedro Lucas
Segue no clube. Ainda não conseguiu se firmar entre os profissionais. Entrou em campo oito vezes na temporada 2021 e anotou um gol. Se apresentou na segunda (3) no elenco de transição. Se for bem, pode ganhar espaço no grupo de Vagner Mancini.
Natã
O zagueiro entrou no segundo tempo da decisão da Copinha. No ano passado foi emprestado ao Aimoré para a disputa da Copa FGF. Vestirá a camisa do Índio Capilé no Gauchão 2022.
Elias
Provavelmente é o nome mais conhecido por parte do torcedor gremista. O atacante ganhou oportunidades no Campeonato Brasileiro do ano passado. Foram nove partidas e dois gols pelos profissionais. Ainda oscilando, vai jogar as primeiras rodadas do Gauchão com o time de transição para ganhar rodagem.
Fabrício
Autor do gol gremista no tempo normal, o atacante está na Espanha. Foi emprestado ao Celta de Vigo em agosto do ano passado. Até o momento não chamou atenção do técnico Eduardo Coudet e disputou somente partidas pela equipe B. Para ficar com o jogador, o clube espanhol precisará pagar 1 milhão de euros.
Wesley
Jogou o Gauchão passado emprestado ao Pelotas. O ponta-direita não marcou nenhum gol no Estadual. Após o torneio, retornou ao Grêmio. Faz parte do elenco de transição. Na final, chutou seu pênalti sobre o gol.
Guilherme Bossle
Foi uma das vítimas da reformulação pela qual passa o clube. Seguiu no comando do time sub-20 até dezembro, quando foi demitido.



