
A relação entre Ferreira e Grêmio é feita de altos e baixos. Apesar do rebaixamento da equipe à Série B, o atacante termina 2021 em relativa alta, após boas atuações e com sondagens de outros clubes. Ainda que tenha contrato até dezembro de 2023 com o Tricolor, o atleta pode deixar Porto Alegre em caso do pagamento da multa de 8 milhões de euros (cerca de R$ 51,3 milhões pela cotação atual).
Recentemente, o Fenerbahçe, um dos gigantes da Turquia, sinalizou que estaria disposto a pagar a rescisão com o Grêmio para levar Ferreira. Na avaliação dos dirigentes gremistas, o valor da multa é baixo, o que facilita as investidas do Exterior. Por conta disso, a permanência do atacante, que completa 24 anos em 31 de dezembro, está indefinida. Relembre as polêmicas e as chances de saída de Ferreira do Grêmio:
Fevereiro de 2020 – Afastamento do elenco
O maior imbróglio envolvendo o atacante se deu no início de 2020. Depois de disputar algumas rodadas do Gauchão, o jogador foi afastado do elenco profissional após divergências na renovação do contrato, que se encerraria em junho de 2021. A situação fez com que ele ficasse fora da lista de inscritos na Libertadores.
Ao todo, foram sete meses sem treinar com o restante do grupo. No meio disso, o jogador ainda teve uma proposta de R$ 5 milhões do Athletico-PR rechaçada pelo Tricolor, e ingressou na Justiça, exigindo a rescisão de contrato. Por fim, em setembro de 2020, as partes chegaram a um acordo, e ele foi reintegrado ao time de Renato Portaluppi.
Junho de 2021 – Pedida salarial
Após renovar com Ferreira em 2020, ainda havia um problema identificado pela direção gremista: uma multa de 8 milhões de euros, considerada baixa pela cúpula tricolor. Por isso, o clube tentava ampliar o vínculo com o jogador, estipulando uma nova multa, mais alta. A situação, porém, esbarrou na pedida salarial do atleta. O clube chegou a vazar a informação de que, após a conquista do Gauchão, em que o atacante foi escolhido o melhor jogador do torneio, seu empresário passou a exigir uma equiparação com os maiores salários do elenco.
— Estão dizendo que o Ferreira pediu "x". É tudo mentira. O Ferreira está muito feliz no Grêmio. Tem contrato até 2023. Logicamente, nós vamos ouvir o que o Grêmio tem para falar, com todo o carinho. O Ferreira está muito feliz no Grêmio. Ele está desenvolvendo o seu melhor futebol e encantando o Brasil. Graças a Deus, ao talento dele e ao Grêmio por ter dado a oportunidade — disse o agente Pablo Bueno no início de junho deste ano.
Agosto de 2021 – Exigência por venda
Na janela de transferências do meio de 2021, houve forte possibilidade da saída de Ferreira do Grêmio. A primeira proposta foi de empréstimo do Al-Ain, dos Emirados Árabes. Depois, foi a vez de o Atlanta United, dos Estados Unidos, informar que pagaria a multa rescisória do contrato do atleta, o que acabou não acontecendo. Vice de futebol do Grêmio à época, Marcos Herrmann relatou que houve pressão do agente do atacante para que ele fosse negociado:
— Fizemos uma reunião com o empresário nos pedindo para que vendesse o jogador. Dissemos que não venderíamos o atleta agora, apenas em dezembro, pois estamos em um esforço para sair da nossa situação (zona de rebaixamento).
Agosto de 2021 – Falta a treino
Ferreira ficou afastado do time por pouco mais de um mês, entre julho e agosto deste ano, por conta de uma lesão no joelho direito sofrida no clássico Gre-Nal pelo Brasileirão. Quando o jogador estava em fase final de tratamento médico antes de ser reintegrado aos trabalhos com bola, o técnico Felipão, que ainda comandava o Grêmio, reclamou das ausências do jogador nas atividades no CT Luiz Carvalho.
— Sei que nós últimos três dias ele não apareceu para fazer o tratamento. Não sei de nada sobre a saída. Estava olhando o jogo e não sei o que houve. Sei, pelas fichas, que ele não compareceu. O que houve? Não sei — disse o treinador após a classificação gremista diante do Vitória, na Copa do Brasil.
Dezembro de 2021 – Indefinição sobre permanência
A sequência de Ferreira no Grêmio para a disputa da Série B ainda é incerta. Na última semana, o jogador estampou capas de jornais e sites turcos, que noticiavam a intenção do intenção do Fenerbahçe em reforçar o setor ofensivo com o camisa 11 gremista.
Ainda que não tenha chegado uma proposta oficial na mesa do presidente Romildo Bolzan pelo jogador neste fim de ano, a ideia do Grêmio é mantê-lo em Porto Alegre. De acordo com o colunista de GZH Leonardo Oliveira, o clube gaúcho prepara uma proposta para elevar o salário do atacante e prorrogar seu vínculo, com uma espécie de plano de carreira para segurá-lo na equipe.