Depois de eliminar o Juventude na Copa do Brasil, o Grêmio volta a campo neste domingo (8), às 20h30min, para encarar o Fluminense, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o confronto com o Cuiabá na próxima semana, a tendência é de que o técnico Renato Portaluppi repita a estratégia de preservar titulares no Brasileirão, priorizando a competição de mata-mata.
A expectativa neste domingo fica por conta de Jean Pyerre. O meia, que entrou no segundo tempo em Caxias do Sul e ajudou na melhora gremista na partida, pode ganhar sua primeira oportunidade como titular desde a final do Gauchão. Mesmo que não inicie, ele certamente entrará no decorrer do jogo.
Embora o Grêmio siga em busca um meia no mercado, o presidente Romildo Bolzan Júnior tratou de reforçar sua confiança no prata da casa. O dirigente ressaltou que o objetivo é trazer um jogador para ampliar as opções do elenco, mas que a recuperação do antigo titular é vista como um reforço para os momentos decisivos da temporada.
— O armador está no elenco e é o Jean Pyerre. No momento que ele se recuperar, teremos ele. O Grêmio busca, sim, um meia para complementar o elenco. Contratando, nós vamos ter mais um, e a partir disso se disputa a posição — declarou Romildo após a vitória sobre o Juventude.
Renato Portaluppi justificou a opção de deixar Jean Pyerre no banco contra o Juventude em razão do alto nível de intensidade de um jogo de mata-mata, mas acenou com a possibilidade de dar mais minutos para o meia nos próximos jogos.
— Infelizmente, o Jean vem de sequência de lesões e não se encontra 100%. Esses jogos têm sido pegados. Se começa de cara, pode sentir o jogo. Quando ele está a 30km/h, 40km/h, o adversário está a 90km/h. Temos o cuidado. Estamos tentando recuperá-lo em todos os sentidos. Daqui a pouco está de volta. Quando sentir que está bem na parte física e técnica, vai começar — garantiu.
A delegação do Grêmio irá direto do Rio de Janeiro para o Mato Grosso para o primeiro jogo contra o Cuiabá. Em razão disso, o técnico Renato Portaluppi levou 28 jogadores para a capital fluminense. São os 24 atletas que estiveram em Caxias do Sul mais os reforços do goleiro Julio César, do zagueiro Ruan, do meia Robinho e do atacante Luiz Fernando - os dois últimos não podem atuar na Copa do Brasil.
O volante Maicon, que teve confirmada uma lesão muscular na coxa esquerda de grau 1 e não tem prazo de retorno definido, viajou ao Rio. A justificativa para a presença do camisa 8 é para tentar acelerar a recuperação e também pelo papel de liderança que ele exerce junto aos companheiros.