Completando dois meses com a camisa do Grêmio e já tendo realizado 11 jogos na temporada com as cores do Tricolor, o meio-campista Robinho parece estar agradando cada vez mais o técnico Renato Portaluppi. Apesar disso, vem sofrendo com algumas críticas da torcida gremista após suas últimas atuações. Antes de enfrentar o Santos na Vila Belmiro, o jogador concedeu entrevista no Domingo Esporte Show, da Rádio Gaúcha, nesse domingo (11) e admitiu que está abaixo tecnicamente.
— Quero deixar um recado para o torcedor gremista. Pode esperar mais de mim, vocês podem me cobrar sim, vocês têm o direito de me cobrar, eu preciso melhorar e vou melhorar, é mais questão de tempo, confiança e ritmo. Voltarei a ser o jogador que o torcedor se acostumou. Pode ter certeza que vou chegar e vou ajudar muito o time ainda e espero que possa começar já no jogo da Vila. Eu fiquei sete meses sem tocar na bola, eu estou voltando agora. Ainda não estou em um momento bom, tenho consciência disso — disse o jogador.
Titular na partida contra o Coritiba, o meio-campista pode ganhar mais uma oportunidade na equipe. Matheus Henrique tomou o terceiro cartão amarelo e irá desfalcar o Grêmio em São Paulo. Robinho falou também sobre o esquema com três volantes, que vem sendo utilizado por Renato.
— Eu vejo muita gente falando sobre os três volantes, que o time fica muito defensivo, mas depende a maneira que você enxerga o jogo. Eu vejo com três volantes um time ofensivo, se você falar para os seus pontas, por exemplo, não descer para marcar, se você botar os dois volantes lá em cima, no campo do adversário, fica um time praticamente com cinco jogadores na frente. Eu gosto desse esquema, que fica preenchido o meio-campo e também resguarda atrás, você pode soltar um lateral e ainda fica um volante para cobrir. É uma nova forma de jogar — completou.
Com o Tricolor em 11º lugar, com 17 pontos, o camisa 18 gremista admitiu que a equipe precisa "decolar" no Brasileirão para ainda pensar no título da competição.
— Quando decidi vir para cá, quando eu olhei o elenco, eu disse que íamos brigar por todos os títulos da temporada, não tenha dúvida disso. O elenco é muito forte, está se reforçando cada vez mais e vai brigar. Realmente, ainda não demos essa decolada como o Renato fala, não conseguimos subir na tabela. Vencemos só três jogos e é pouco para o elenco que tem o Grêmio. A gente vai melhorar, só que tem que ser rápido. Os outros times já estão começando a vencer. A gente deu alguns vacilos em casa para alguns times que acho que não poderia — finalizou.