
O Grêmio sofreu mais que o esperado, mas conseguiu bater o São José por 2 a 1 na noite de dessa quinta-feira (30), na Arena, e assumiu o segundo lugar do Grupo B do Gauchão. O Tricolor saiu atrás no marcador com gol do veterano Diguinho no primeiro tempo e obteve a virada com dois gols de Everton na etapa final.
Grande nome do jogo, Everton garantiu na saída do gramado a sua permanência no clube pelo menos até o meio do ano. A janela de transferência dos principais países da Europa se encerra nesta sexta-feira (31).
— Fico. O futebol brasileiro também deve ser valorizado. Não é apenas estando na Europa que você irá jogar em alto nível — afirmou o jogador gremista.
Em sua entrevista após a partida, Renato Portaluppi não poupou elogios ao atacante. O treinador chegou a dizer que não entende como um clube europeu ainda não levou o camisa 11 para o Velho Continente.
— Não é por acaso que ele é jogador de Seleção Brasileira. O Everton finaliza muito bem e, por isso, dou a liberdade para ele se movimentar lá na frente. Isso facilita o trabalho dele e dos companheiros. Hoje, ele conseguiu finalizar várias vezes e nos ajudou mais uma vez. É um jogador muito importante para a gente. É muito difícil de marcá-lo. Até me surpreendo que nenhum clube europeu tenha levado ele ainda — avaliou.
Renato ainda destacou a liberdade que tem dado para Everton se movimentar no ataque. Com a volta de Pepê da seleção olímpica, o treinador deixou aberta a possibilidade de mexer no posicionamento do camisa 11 para encaixar os dois atacantes na equipe.
— O Pepê é um grande jogador. Antes de ser convocado, ele já estava bem aqui e agora está bem na seleção. Esses jogadores dificilmente são marcados. Pode ser, por que não (mexer no posicionamento do ataque)? É importante eu ter essa dor de cabeça. Deixa eu ficar com dor de cabeça para escalar a equipe. Tem chances disso acontecer, vai depender do jogo, do que a gente precisa — completou.
Sobre a melhora do Grêmio do primeiro tempo para o segundo, o treinador ressaltou que cobrou maior atitude da equipe no intervalo. Ele elogiou a forma como o Tricolor se recuperou e conseguiu buscar a virada.
— Atitude. Foi o que eu cobrei deles no vestiário. Começamos bem no primeiro tempo até os 20 minutos. Depois, o São José melhorou e sofremos o gol. No futebol você precisa ter atitude e eles tiveram no segundo tempo, colocamos o adversário para trás. O mais importante foram os três pontos, começo de temporada é assim, não se vai jogar bem o tempo todo.
Com a vitória, o Grêmio chegou a seis pontos e ficou a um do líder da chave, o Caxias. O time de Renato Portaluppi terá o final de semana de folga e voltará a campo na segunda-feira para enfrentar o Esportivo novamente na Arena. Kannemann, que deixou a partida de ontem ainda no primeiro tempo com dores no pé, será reavaliado. Thiago Neves e Diego Souza ainda buscam melhorar o condicionamento físico e não têm data de estreia definida.
— Para segunda-feira, não sei. Vamos conversar com os departamentos físicos para saber as reais condições do Thiago e do Diego. Também não adianta colocar o jogador em campo sem ele estar pronto — finalizou Renato.