
Dois ou três volantes? Essa discussão sempre esteve presente na atual temporada do Grêmio e parece que não irá cessar tão cedo. Ainda mais que, para o próximo compromisso do time pelo Brasileirão - o São Paulo, sábado, 21h, no Morumbi - Alán Ruiz, meia, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
ACESSE O SUPERDUPLAZH
Desta forma, a discussão reacende. Enderson Moreira irá colocar um meio-campista, Maxi Rodríguez ou Zé Roberto, ou irá escalar Edinho como titular e, por ser uma partida fora de casa, adotar uma postura mais cautelosa? Se a tendência dos últimos jogos se confirmar, a primeira opção será a escolhida.
Mas, se for levado em conta o histórico dos titulares do Grêmio na temporada, os números indicam que a primeira alternativa será a melhor. Atuando com apenas dois volantes na frente da área, independente da dupla, os gremistas estão invictos. Foram nove jogos, com seis vitórias e três empates. 11 foram os gols feitos e apenas três sofridos.
Com três volantes, quase sempre com o trio Edinho, Ramiro e Riveros, o Grêmio já conheceu cinco derrotas em 2014, incluindo a mais dolorosa, o 4 a 1 no Gre-Nal da final do Gauchão. O time, que venceu nove partidas e empatou três, conseguiu marcar 27 vezes, mas foi vazado em 15 oportunidades.
No Brasileirão, a única derrota gremista, que ocorreu na 1ª rodada, foi quando Enderson optou por três volantes. Desde aquela partida, então, incluindo o segundo duelo pelas oitavas de final da Libertadores contra o San Lorenzo, a equipe tricolor sempre jogou com dois volantes e conseguiu cinco vitórias e um empate.
A decisão está com Enderson Moreira que tem os treinamentos desta quinta e de sexta, no gramado suplementar do Olímpico, para decidir. Sábado, 21h, no Morumbi, o vice-líder Grêmio tem o São Paulo pela frente. Uma vitória pode significar a liderança do Brasileirão.




