
A dupla Gre-Nal decepcionou na primeira fase do Gauchão. Ainda que os dois clubes mais tradicionais do Rio Grande do Sul tenham garantido vagas às quartas de final, somaram menos de 50% dos pontos possíveis e tiveram o pior aproveitamento conjunto em 14 anos.
Grêmio e Inter tiveram apenas 47% de aproveitamento na primeira fase. Consideradas apenas as fases de classificação, é o pior rendimento desde 2003. Naquela ocasião, foi feito um grupo apenas com as duplas Gre-Nal e Ca-Ju. Eram apenas seis jogos – e o Grêmio puxou o aproveitamento para baixo com apenas dois pontos em 18 possíveis. O Inter fez 11, classificou-se em primeiro na chave e foi campeão ao fim do campeonato.
Leia mais:
Inter de Zago não decola no Gauchão e números da equipe são preocupantes
"Não vejo a hora de estar em campo", diz Douglas 50 dias após lesão
Federação Gaúcha confirma os dois clássicos Ca-Jus em horários alternativos
Uma situação semelhante de rendimento ruim para os dois foi registrada em 2005. O Inter fez 15 pontos em 30 e ficou em segundo no seu grupo, enquanto o Grêmio fez 14 e ficou em terceiro na outra chave. O aproveitamento ainda assim foi um pouco superior ao deste ano – 48,3% para os dois times.
O Gauchão teve diversos formatos ao longo da história, mas passou a ter fases de classificação regularmente desde 1995. O melhor rendimento conjunto foi em 1999, quando o Grêmio somou 27 pontos e o Inter, 24, em 30 possíveis – rendimento somado de 85%.
*ZHESPORTES