
Em ano de Copa do Mundo Feminina de Futsal, algumas atletas que se destacam por suas seleções movimentam o mercado de transferências. Recentemente, duas gaúchas, titulares em suas seleções, foram anunciadas por uma equipe que promete fazer a diferença no futsal italiano.
De muita tradição no futebol, a Roma busca ser reconhecida no futsal feminino. Sob o nome de "Women Roma", a equipe, que é a atual vencedora da segunda divisão italiana, contará no elenco com as gaúchas Ana Sestari, de Progresso, e Tampa, de Constantina.
A primeira é goleira titular da seleção italiana, enquanto a segunda foi uma das principais jogadoras da seleção brasileira na conquista da Copa América em março deste ano.
Referências na Itália
No futsal feminino, a Itália conta com uma das principais ligas no quesito competitividade. Na convocação do Brasil para a Copa América, por exemplo, seis das 15 jogadoras atuavam no país europeu, que foi o que mais cedeu atletas para o técnico Wilson Sabóia.
Ana Sestari é goleira e esteve no Okasa Falconara na última temporada. Na final do Campeonato Italiano, em junho deste ano, a equipe bateu o Pescara por 4 a 3. Na ocasião, a gaúcha fez dois gols e deu uma assistência. Ela ainda foi eleita a melhor goleira da competição.
Recentemente, Ana Sestari esteve em Porto Alegre e acompanhou o empate contra o Alianza Lima em 1 a 1 na Arena. Confira abaixo.
Quanto à Tampa, a ala disputou as duas últimas temporadas no Bitonto e foi campeã italiana na temporada 2023/2024. Na Copa América deste ano ela foi uma das principais jogadoras e chegou a marcar três gols em uma partida, na vitória por 5 a 0 sobre o Paraguai, na fase de grupos.
Ela foi convocada para o Torneio Internacional de Xanxerê, torneio que ocorrerá entre 20 e 24 de agosto. Esta será a última competição do Brasil antes do Mundial.
Copa do Mundo Feminina de Futsal
Além de se juntar ao processo ambicioso da Roma, as duas jogadoras tem outro ponto em comum para 2025. A participação na inédita Copa do Mundo Feminina de Futsal, que será disputada entre novembro e dezembro, nas Filipinas.
O Brasil é favorito ao título, principalmente por liderar o ranking da Fifa. Enquanto isso, a Itália ocupa a sexta colocação, mas também é vista como possível candidata ao troféu.


