
A 16ª e última vaga na primeira Copa do Mundo de futsal feminino, em novembro nas Filipinas, foi conquistada neste sábado (17), em Hohhot, na China. O Irã derrotou as donas da casa por 3 a 1, na disputa do terceiro lugar, e se juntou ao Japão e a Tailândia como representantes da Ásia no primeiro Mundial da categoria organizado pela Fifa.
O nome da partida foi a iraniana Torkaman, autora de dois dos três gols do jogo e de seis em seis partida ao longo de toda a competição. Ela fez o primeiro aos 11 minutos da etapa inicial e o terceiro no final do confronto. Um outro gol do Irã foi contra, da goleira chinesa Danping. Jiayi fez o gol de desconto para a China, durante o segundo tempo.
Japão campeão

Na partida de fundo, Japão e Tailândia entraram em quadra para disputarem o título da Copa Asiática, já garantidos no Mundial, por terem vencido às semifinais. E fizeram um confronto digno de final.
No tempo regulamentar, empate em 2 a 2, com Kyoka e Sara marcando para as japonesas, enquanto Bubpha e Artkla empataram para as tailandesas. A partida foi então para a prorrogação e a Tailândia saiu na frente pela primeira vez no confronto com gol de Huajaipetch. Só que no minuto seguinte, Yukari empatou para o Japão.
A campeã precisou ser conhecida nos pênaltis. A Tailândia perdeu dois, com Sangrawee e Tappakun, e o Japão pôde comemorar vencendo por 3 a 2.
Seleções garantidas na Copa

- África
Marrocos e Tanzânia - América do Sul
Argentina, Brasil e Colômbia - Ásia
Filipinas (sede), Irã, Japão e Tailândia - Concacaf
Canadá e Panamá - Europa
Espanha, Itália, Polônia e Portugal - Oceania
Nova Zelândia
Nos próximos dias, a Fifa deve anunciar a data do sorteio dos grupos. A Copa do Mundo das Filipinas ocorrerá de 21 de novembro a 7 de dezembro.