
A partir desta quarta-feira (28), 19 clubes de 19 cidades do interior gaúcho começam uma das disputas mais acirradas do futsal brasileiro: o Gauchão 2025, organizado pela Liga Gaúcha de Futsal (LGF).
Em relação ao Gauchão 2024, são quatro times novos e uma equipe a mais. De 18, o número de participantes subiu para 19. Deixaram de participar: ANBF, de Novo Barreiro; APF, de Gentil; e Yeesco, que era de Carazinho e se mudou para Santa Catarina. Confira as novidades:
ACE Filtradores

Campeã da Série B em 2024, a Associação Cultural e Esportiva Filtradores, de Bom Princípio, vai disputar o Gauchão pela primeira vez.
Fundado em 2014, o clube já participou de diversas competições de futebol 7 e ganhou espaço no futsal gaúcho nos últimos anos, principalmente após a filiação à Liga Gaúcha. Em 2023, foi vice-campeão da Conferência Leste na Terceira Divisão e subiu para a Série B em 2024, onde conquistou o título.
Neste Gauchão, o clube mandará seus jogos no Ginásio Júlio Redecker, em Tupandi, município vizinho, distante 10 quilômetros de Bom Princípio.
ASF - Serafina Corrêa

Fundada em 2018, a Associação Serafinense de Futsal (ASF), chega para seu primeiro Gauchão depois de ser vice-campeã da Série B no ano passado.
Os jogos serão disputados no Ginásio Municipal Irceu Antônio Gasparin, em Serafina Corrêa. A ASF jogou a Série C em 2019 e a partir de 2021 começou as disputas da Série B, conquistando o sonhado acesso à elite em 2024.
Lokomotiv - Palmeira das Missões

A vaga na primeira divisão veio por convite. O Lokomotiv chegou até às quartas de final da Série B em 2024 e acabou caindo para os Filtradores. Porém, a Liga Gaúcha de Futsal ofereceu a oportunidade de uma chance na elite em 2025 e o clube não deixou de aproveitar.
A Associação Palmeirense Lokomotiv Futsal foi fundada em 2015. Em 10 anos, o time foi semifinalista da Conferência Oeste em 2022, chegando a Série B em 2023. Mandará seus jogos no Ginásio Municipal Crispim Miranda Filho, em Palmeira das Missões.
ACBF - Carlos Barbosa

O mais importante time do futsal brasileiro está de volta ao Gauchão. Fundada em 1976, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) está de volta categoria adulto da Liga Gaúcha de Futsal. Em 2024, o time optou por jogar apenas a Série Ouro, que é a principal competição da Federação Gaúcha. Agora, vai para as duas disputas, como o Atlântico.
Dos oito "Gauchões" realizados pela Liga, desde 2017, a ACBF venceu quatro (2018, 2020, 2022 e 2023) e foi vice em um (2021).


