
A Seleção Brasileira está em busca da sua nona taça na Copa América Feminina. Em nove disputas, o Brasil já foi campeão em oito oportunidades e segue hegemônico no cenário sul-americano.
A saga por mais um título se inicia em 13 de julho, às 21h, contra a Venezuela. O jogo ocorre no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador.
Antes de a campanha brasileira começar, ZH relembra as conquistas da Seleção na competição. Os títulos vieram em: 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022.
Copa América 1991
A primeira edição foi realizada em Maringá, no Brasil, e contou com a participação de apenas três seleções: Chile, Venezuela e Brasil.
As equipes se enfrentaram e quem somou mais pontos levantou a taça. A Seleção Brasileira venceu Chile (6x1) e Venezuela (6x0), terminou na liderança e conquistou a Copa América.
Campanha brasileira:
- 2 jogos
- 2 vitórias
- 12 gols marcados
- 1 gol sofrido
Copa América 1995
Mais uma vez, a competição ocorreu em solo brasileiro. Desta vez, em Uberlândia e com a participação de cinco seleções: Brasil, Argentina, Chile, Equador e Bolívia.
Desta vez, as equipes se enfrentaram em turno único e, depois, líder e vice-líder disputaram a final. O Brasil terminou a primeira etapa com 100% de aproveitamento e duelou com a Argentina (que só perdeu para as brasileiras) na decisão.
A final ocorreu no Estádio Parque do Sabiá, com 68 mil torcedores presentes, e terminou com vitória da Seleção Brasileira, por 2 a 0. Os gols foram de Maycon e Roseli.
Campanha brasileira:
- 5 jogos
- 5 vitórias
- 44 gols marcados
- 1 gol sofrido
Copa América 1998
Pela primeira vez, o torneio não foi realizado no Brasil. Esta edição ocorreu em Mar del Plata, na Argentina, e teve 10 seleções participantes: Brasil, Peru, Colômbia, Chile, Venezuela, Argentina, Equador, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
O formato foi no mesmo que é utilizado atualmente: seleções divididas em dois grupos e se enfrentando em turno único, com as duas melhores avançando aos matas.
Naquela edição, o Brasil goleou o Equador por 11 a 1 na semifinal e voltou a enfrentar a Argentina na decisão. O título veio, desta vez, com um sonoro 7 a 1 sobre as hermanas.
Campanha brasileira:
- 6 jogos
- 6 vitórias
- 66 gols marcados
- 3 gols sofridos
Copa América 2003
Realizada no Peru, a competição seguiu com 10 seleções na disputa: Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.
Naquela edição, a Conmebol inovou na fórmula: nove seleções foram divididas em três grupos. Apenas as líderes avançavam para o quadrangular final, onde enfrentariam o Brasil, que era o atual campeão.
Na etapa decisiva, a Seleção Brasileira bateu os três adversários e foi campeã com 100% de aproveitamento. Aquele time já tinha Marta, Formiga e Cristiane.
Campanha brasileira:
- 3 jogos
- 3 vitórias
- 18 gols marcados
- 2 gols sofridos
Copa América 2010
A edição foi realizada no Equador e, mais uma vez, teve 10 seleções participando: Equador, Argentina, Bolívia, Peru, Chile, Brasil, Colômbia, Venezuela, Paraguai e Uruguai.
Naquele ano, as seleções foram divididas em dois grupos na fase inicial e apenas os dois primeiros avançavam. Depois, no quadrangular, os times se enfrentavam em turno único e quem mais pontuasse era campeão.
O Brasil, após perder o título de 2006 para a Argentina, buscou a recuperação. Com 100% de aproveitamento, a taça voltou a ser da Seleção.
Campanha brasileira:
- 7 jogos
- 7 vitórias
- 25 gols marcados
- 2 gols sofridos
Copa América 2014

Mais uma vez, o torneio ocorreu no Equador e com 10 seleções na disputa: Equador, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Peru, Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia.
A fórmula foi a mesma da edição anterior e, inclusive, teve o mesmo campeão. O Brasil conquistou a taça, mas desta vez não foi de forma invicta. Ao longo da campanha, houve uma derrota para a Argentina (2x0) e um empate com a Colômbia (0x0).
Campanha brasileira
- 7 jogos
- 5 vitórias
- 1 derrota
- 1 empate
- 22 gols marcados
- 3 gols sofridos
Copa América 2018

A competição foi realizada no Chile, com 10 seleções disputando o título: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A fórmula foi a mesma das duas edições anteriores, com duas fases para definir o campeão. Desta vez, a Seleção Brasileira conquistou a taça com 100% de aproveitamento.
Campanha brasileira
- 7 jogos
- 7 vitórias
- 31 gols marcados
- 2 gol sofridos
Copa América 2022

A última edição foi sediada na Colômbia e, mais uma vez, teve 10 seleções em campo: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A fórmula mudou nesta edição. As equipes foram divididas em grupos e se enfrentaram em turno único na primeira fase. Posteriormente, os dois melhores de cada chave avançaram às semifinais.
O Brasil venceu o Paraguai por 2 a 0, no primeiro mata. Depois, na final, fez 1 a 0 na Colômbia para conquistar sua oitava Copa América.
Campanha brasileira
- 6 jogos
- 6 vitórias
- 20 gols marcados
- nenhum gol sofrido