
O Grêmio não atingiu o principal objetivo da temporada. Ao ser eliminado na primeira fase do Brasileirão, o Tricolor sequer esteve perto da tão almejada vaga à Libertadores, tida como grande meta de 2025.
A diretora de futebol feminino das Mosqueteiras, Marianita Nascimento, tentou justificar a situação do clube.
— A gente tentou, acho que realmente é a tentativa. Nós tivemos um quadro grande e expressivo de atletas que vieram, e se a gente for avaliar, essas atletas ainda não assimilaram tudo o que o treinador quer fazer dentro do campo. Nós não conseguimos ainda extrair tudo o que elas podem entregar. Então, é a vida que segue — disse, e completou:
— Foi um planejamento? Foi. Não conseguimos? Não conseguimos, mas Grêmio é assim. O Grêmio vai ter que se reinventar, vai ter que buscar. De repente dentro de uma Copa do Brasil, não sei se tem essa possibilidade (de vaga à Libertadores). Mas então, fica para o ano que vem.
A Copa do Brasil não garante vaga à Libertadores. Apenas o Brasileirão Feminino pode levar os times à competição nacional de 2026. Para isso, porém, é necessário chegar à final da Série A-1. São duas vagas para o Brasil — podem virar três, caso o campeão da Libertadores 2025 também esteja na final do Brasileiro.
Próximos passos
Agora, o Grêmio terá um período de descanso antes dos próximos compromissos. Em 2025, a equipe voltará a campo por Gauchão e Copa do Brasil.
— A gente vai ter uma pré-temporada. Temos 30 e poucos dias para poder ter um trabalho novo, porque eu acredito muito nesse treinador. Acredito em tudo que ele vai entregar. E didaticamente em tudo que ele tem para oferecer. Tenho certeza absoluta que nós vamos reverter isso — afirmou Marianita Nascimento.
O clube também trabalha na manutenção do grupo de atletas. Apenas cinco gurias já têm vínculo com o Grêmio para 2026.
— A gente já vai começar a movimentar isso (as renovações). Porque isso não era uma coisa costumeira no Grêmio, mas desde que a gente entrou, estamos assumindo esse propósito. Não é que o Grêmio queira mudar toda hora o grupo. Para ficar no Grêmio, as pessoas têm de querer — finalizou a dirigente.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.