
O Grêmio encara, neste domingo (18), o primeiro dos últimos cinco jogos da primeira fase do Brasileirão Feminino. O duelo contra o Bragantino é uma disputa direta pela zona de classificação. A bola rola às 16h, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
Até o início desta 11ª rodada, a diferença entre os clubes estava em três pontos, mas com apenas o time paulista dentro do G-8. O Tricolor ocupava a 11ª colocação, enquanto o Bragantino estava na oitava posição.
Para manter viva a chance de classificação, o Grêmio sabe que precisa pontuar e recuperar pontos. Na última rodada, a equipe apenas empatou com o Sport, lanterna do campeonato.
Para a partida deste domingo, a técnica Thaissan Passos terá a possibilidade de manter a mesma nominata que entrou em campo na Ilha do Retiro. Há uma dúvida no meio-campo sobre a situação de Daniela Montoya.
Na última rodada, ela começou no banco de reservas, e o meio-campo foi formado com Jessica Peña, Bia Santos e Camila Pini.
Além disso, haverá um retorno na defesa. A zagueira Karol Arcanjo, que cumpriu suspensão na última rodada, voltará a ficar à disposição.
Pontuação mágica para a classificação
Diante da reta final desta primeira fase, a reportagem de Zero Hora calculou a média de pontos necessários para garantir vaga à próxima fase. Com base nas últimas cinco temporadas, a pontuação mínima seria de 22 pontos.
Neste cenário, o Tricolor teria que fazer mais 11 pontos. Ou seja, repetir o que foi feito até aqui em todo o torneio nas últimas cinco rodadas. Em uma segunda projeção, para chegar aos 24, que confirmariam uma das oito vagas, seriam necessários 87% de aproveitamento (ou seja, quatro vitórias e um empate).
Vale destacar ainda, que esta pontuação não foi suficiente em duas edições. No ano passado, o Flamengo chegou aos 22 pontos e não classificou. Mesmo cenário de 2020, quando o rubro-negro também foi o nono, com 24.
Para esta sequência, há um alerta em relação ao número de atletas penduradas. Dos cinco nomes, três têm status de titulares: a lateral Raissa Bahia e as meias Bia Santos e Camila Pini. A lateral Katielle e a volante Amanda Brunner completam a relação com dois cartões amarelos.
Últimos cinco jogos do Grêmio na 1ª fase
- 11ª rodada: Bragantino, em casa
- 12ª rodada: 3B da Amazônia, em casa
- 13ª rodada: Fluminense, fora
- 14ª rodada: Real Brasília, fora
- 15ª rodada: Flamengo, em casa
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.