Segura na defesa e versátil no ataque. Foi assim que a Seleção Brasileira Feminina conduziu a vitória por 3 a 1 diante do Japão, nesta sexta-feira (30), na Arena Corinthians, em São Paulo. O amistoso, que serve como preparação para a Copa América, que será disputada em julho, no Equador, teve dois gols de Dudinha, jogadora do São Paulo, e um de Kerolin, do Manchester City. Seike fez o gol de honra das japonesas.
Além da vitória, os torcedores presentes no estádio também puderam presenciar o retorno de Marta à Seleção. Ela entrou em campo no segundo tempo e quase marcou um gol. Essa foi a primeira convocação da camisa 10 desde os Jogos Olímpicos de 2024.
Nesta segunda-feira (2), as equipes voltam a se enfrentar. Desta vez, o duelo será disputado no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista.
Como foi o jogo
Nos primeiros minutos, o Seleção Brasileira já dava indícios de que comandaria as ações ofensivas da primeira etapa. A primeira grande chance veio aos seis minutos. Em falta frontal perto da área, Yasmim cobrou, a bola desviou e por pouco não entrou no canto esquerdo da goleira Yamashita.
Cinco minutos depois, uma reviravolta quase alterou o placar. Dudinha avançou em velocidade, entrou na área, cortou para o meio, mas foi derrubada por Minami. Sem marcação de pênalti, as japonesas seguiram o lance e balançaram as redes.
Fujino, atrás do meio de campo, achou um belo lançamento para Tanaka, nas costas da defesa brasileira. A atacante driblou Lorena, que saiu fora da área, e fez o gol.
Contudo, o VAR chamou a árbitra argentina Roberta Echeverria para rever o lance. Ela voltou atrás, anulou o gol e marcou penalidade para o Brasil. Aos 14 minutos, Kerolin cobrou no canto direito, deslocando a goleira adversária, mas a bola foi para fora.
Apesar do pênalti perdido, as brasileiras não se abateram e seguiram melhores na partida, dificultando as jogadas de ataque do Japão. Aos 24 minutos, Duda Sampaio quase marcou em chute cruzado de fora da área. Yamashita fez linda defesa e espalmou para fora.
A marcação individual imposta pelo time do técnico Arthur Elias provocava erros de passe do Japão. E foi assim que a Seleção Brasileira conseguiu abrir o placar.
Aos 27 minutos, Angelina interceptou o lançamento de Yamashita, próxima do meio de campo, e acionou Dudinha, mais a frente. A meia avançou pelo meio, trouxe a bola para a perna esquerda e finalizou forte, perto da área. A bola bateu no travessão e morreu no fundo das redes.
Após o gol, o Brasil seguiu roubando bolas no campo de defesa do Japão e deu poucas alternativas para as adversárias atacarem. A melhor chance das visitantes veio aos 36 minutos. Em cobrança de falta próxima da área, no lado direito, Kitagawa cobrou no meio do gol, e Lorena espalmou para fora.
E com a marcação intensa, as donas da casa chegaram ao segundo gol aos 41 minutos. Kerolin arrancou de trás do meio do campo até a intermediária. Ela acionou Dudinha, que entrava na área pelo meio. A jogadora finalizou, Yamashita espalmou, mas pegou o rebote e fez 2 a 0 no placar.
Segundo tempo
Na etapa final, as japonesas mostraram maior organização nos primeiros momentos e chegaram a ameaçar reação. Com três minutos, Fujino arriscou de fora da área, mas a bola bateu no travessão.
Aos nove minutos, Luany, no lado direito do campo, cruzou para Gio Garbelini, na entrada da área. Ela tabelou com Kerolin. Na hora da conclusão, o chute saiu fraco e não dificultou a defesa de Yamashita.
Um minuto depois, a jogadora do Atlético de Madrid voltou a fazer a diferença no ataque. Em arrancada pelo meio, ela lançou Kerolin, livre na área. A atacante tocou por cima da goleira japonesa e fez 3 a 0.
Aos poucos, o Brasil soube administrar o resultado, mas viu o Japão quase descontar aos 19 minutos. Luany dividiu com Kitagawa na área brasileira, tropeçou e acabou tocando com o braço na bola. Pênalti marcado. A camisa 10 Nagano finalizou no canto esquerdo, e Lorena espalmou.
A defesa da ex-goleira do Grêmio foi muito comemorada pelos torcedores, que ainda ovacionaram a entrada de Marta, na sequência. Com apenas três minutos em campo, a rainha do futebol quase ampliou a vantagem. De fora da área, ela finalizou rasteiro, mas a bola passou perto da trave direita de Yamashita e foi para fora.
Gio Garbelini também quase fez o quarto em chute de fora da área. Aos 32 minutos, ela finalizou colocado, no ângulo esquerdo. O chute também foi para fora.
Após minutos de administração do resultado por parte do Brasil, as japonesas chegaram a descontar no marcador. Aos 43 minutos, Momiki recebeu próxima do meio de campo e acionou Seike. A meia entrou livre contra Lorena, finalizou por baixo da goleira e fez o gol de honra. Placar final: 3 a 1 para o Brasil.
Confira as narrações dos gol do Brasil pela Rádio Gaúcha:
Amistoso Internacional — 30/5/2025
Brasil (3)
Lorena; Mariza, Isa Haas e Fê Palermo (Kaká, 47'/2°T); Yasmim (Fátima Dutra, 38'/2°T), Angelina, Duda Sampaio e Luany (Adriana, 25'/2°T); Kerolin (Marta, 25'/2°T), Dudinha (Ludmila, 39'/2°T) e Gio Garbelini (Jheniffer Cordinali, 39'/2°T). Técnico: Arthur Elias.
Japão (1)
Yamashita; Koga, Kumagai (Yamamoto, 33'/2°T), Minami e Kitagawa (Chiba, 45'/2°T); Fujino (Seike, 33'/2°T), Miyazawa (Sugita, 45'/2°T), Nagano (Momiki, 22'/2°T), Hamano e Tanikawa (Matsukubo, 22'/2°T); Tanaka. Técnico: Nils Nielsen.
Gols: Dudinha (B), aos 27 e aos 41 minutos do primeiro tempo; Kerolin (B), aos 10 do segundo tempo. Seike (J), aos 43 minutos do segundo tempo.
Local: Arena Corinthians, em São Paulo.
Cartões amarelos: Isa Haas e Gio Garbelini (B)
Arbitragem: Roberta Echeverria (ARG), Gisela Trucco (ARG) e Daiana Milone (ARG). VAR: Susana Corella.
Próximo jogo
Segunda-feira, 2/6 — 20h
Brasil x Japão
Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista