
A um ano da Copa do Mundo de 2026, a data Fifa de junho promete ser movimentada. Ao todo, seis seleções dependem apenas de si para confirmarem suas vagas no Mundial nesta janela.
São elas: Equador, Uruguai, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia e Austrália.
Outras, como a Seleção Brasileira, dependem de combinações de resultados para garantir sua presença no torneio já nesta data Fifa.
Já classificados
Até então, a primeira Copa a ser realizada com 48 seleções já conhece sete de seus participantes. Além dos países-sede, estão garantidos quatro seleções pelas eliminatórias continentais.
Veja abaixo a lista dos países já garantidos no Mundial.
- Canadá (país-sede)
- Estados Unidos (país-sede)
- México (país-sede)
- Argentina (América do Sul)
- Irã (Ásia)
- Japão (Ásia)
- Nova Zelândia (Oceania)
Situação do Brasil
Faltam quatro rodadas para o fim das Eliminatórias Sul-Americanas. Atualmente em quarto lugar, com 21 pontos, o Brasil depende de uma combinação de resultados para garantir a classificação.
Para avançar, o ideal é vencer Equador e Paraguai. Neste cenário, a Seleção chegará a 27 pontos. Para carimbar o passaporte, bastaria que a Venezuela, sétima colocada com 15 pontos, não vencesse uma de suas partidas, contra Bolívia (casa) e Uruguai (fora). Se o time de Ancelotti conquistar quatro pontos, precisará que a Venezuela faça no máximo três, e a Bolívia, quatro.
Para o Equador se classificar já nesta semana, basta vencer o Brasil e torcer para a Venezuela só empatar com a Bolívia.