
Em 15 dias, Carlo Ancelotti foi apresentado como técnico da Seleção Brasileira, convocou 25 jogadores e comandou o time em duas partidas. O empate em 0 a 0 com o Equador e a vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai, na terça-feira (10), asseguraram o Brasil na Copa do Mundo de 2026. Depois do início do trabalho, o italiano terá tempo para organizar ideias, analisar jogadores e planejar o caminho brasileiro em busca do hexacampeonato.
O Brasil ficará três meses sem jogar. A campanha nas Eliminatórias será encerrada nos confrontos contra Chile e Bolívia, em setembro. Durante o período, Ancelotti tirará alguns dias de férias, assistirá ao Mundial de Clubes e observará jogadores brasileiros.
O italiano conta com uma lista de 70 jogadores selecionáveis. Cada um deles terá as suas atuações esmiuçadas no período sem partida.
— Temos que trabalhar, temos um ano para isso. Era muito importante conseguir a classificação neste dois jogos. Tenho uma lista ampla de jogadores que estão em todo mundo. Temos 70 jogadores e temos tempo para avaliar cada um desses jogadores. Cada um deles pode chegar à Copa do Mundo — explicou o treinador.
Construção de um novo cenário
Nas primeiras duas partidas sob o comando de Ancelotti, a Seleção não sofreu gol. Pela primeira vez o time ficou duas partidas seguidas nestas Eliminatórias sem ser vazada. Durante a vitória sobre o Paraguai a torcida paulistana aplaudiu a Seleção.
Um dos principais jogadores do time autor do gol da vitória sobre os paraguaios, Vinícius Júnior ressaltou a importância da classificação antecipada.
— Era necessário ganhar em casa para nossa torcida e já classificar para a próxima Copa do Mundo, que era o nosso objetivo. Agora, o mister (Ancelotti) vai ter mais tempo para trabalhar, para ver o que a gente pode melhorar. O importante nas Eliminatórias é sempre ganhar e depois se preparar muito bem para a Copa do Mundo — comemorou.
O goleiro Alisson foi mais enfático em sua análise sobre os primeiros dias de Ancelotti à frente da Seleção. Para ele, o treinador inicia a construção de um novo cenário.
— A mudança é evidente. O desempenho dos jogadores foi muito melhor, tanto coletiva quanto individualmente. Algo novo está surgindo aqui dentro — Alisson.