
Uma imagem resgatada pela TV Globo trouxe à tona um momento pouco conhecido, mas de grande significado para a história do futebol: o encontro entre o então jovem auxiliar técnico Carlo Ancelotti e o Rei Pelé, durante a Copa América de 1993, realizada no Equador.
Ancelotti, agora técnico da Seleção Brasileira, está de volta ao país para fazer sua estreia. Nesta quinta-feira (5), às 20h, enfrentará a seleção equatoriana no Estádio Monumental, em Guayaquil.
A foto, que mostra Ancelotti, Pelé e Arrigo Sacchi (técnico da Itália na época), foi divulgada pelo repórter Carlos Gil, no Jornal Nacional, confirma a presença do atual técnico no torneio sul-americano, à época com uma missão estratégica.
— Não é a primeira vez que estou aqui. Estive em 1993 para acompanhar a Copa América — disse Ancelotti em entrevista coletiva.

De olho no México
Há 32 anos, Carlo Ancelotti já integrava a comissão técnica da seleção italiana, atuando como auxiliar de Arrigo Sacchi e a presença na Copa América não era por acaso.
A Azurra sabia que teria o México como adversário na fase de grupos da Copa do Mundo de 1994 e poderia ter mais rivais da América na sequência, como ocorreu na decisão contra o Brasil.
A missão de Ancelotti era clara: observar de perto os adversários do continente, potenciais concorrentes ao título mundial.
O time mexicano atuou duas vezes em Guayaquil, incluindo a decisão contra a Argentina, perdida por 2 a 1. Na Copa do Mundo, um ano depois, Itália e México empataram em 1 a 1, resultado que classificou ambos às oitavas de final.



