
Novo técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti tem uma carreira que o consolidou como um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol. Em seu 30° ano como treinador, o italiano estará pela primeira vez comandando uma seleção. Contudo, em 1994, enfrentou o Brasil na final da Copa do Mundo.
Comissão técnica
Dois anos antes, Ancelotti encerrou a carreira como jogador em um amistoso do Milan contra a Seleção Brasileira, que terminou com derrota dos italianos por 1 a 0.
No mesmo ano, o ex-meio-campista passou a integrar a comissão técnica da seleção italiana, como um dos auxiliares de Arrigo Sacchi.
A primeira experiência fora das quatro linhas
Após anunciar a aposentadoria, em 1992, Ancelotti foi integrar a comissão técnica da seleção italiana como auxiliar técnico de Sacchi. Na Azurra, participou da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.
Na primeira fase, a Itália se classificou com a terceira colocação no Grupo E. No mata-mata, passou por Nigéria, Espanha e Bulgária, até chegar à final contra o Brasil. Na decisão, o jogo terminou 0 a 0 e foi decidido nas penalidades, com vitória brasileira.
Após 31 anos, o treinador italiano terá a oportunidade de treinar uma seleção pela primeira vez. A sua estreia será na próxima data Fifa.
A relação com o mentor
Ancelotti e Sacchi trabalharam juntos pela primeira vez no Milan. Em 1987, o técnico chegava ao time italiano e dava início a uma era vitoriosa. Um dos primeiros jogadores contratados em seu período foi justamente Carlo Ancelotti, que era um dos principais meio-campistas da Itália na época e defendia a Roma, clube em que ergueu cinco taças.
Durante o período no time rossonero, o novo técnico da Seleção Brasileira venceu duas vezes a Champions League, sendo titular do elenco de Arrigo Sacchi nas duas campanhas.