
A Fifa suspendeu a Federação de Futebol da Nigéria (NFF) por tempo indeterminado, devido a uma ingerência governamental, anunciou nesta quarta-feira a entidade máxima do futebol em um comunicado.
- Por enquanto nenhuma equipe nigeriana pode manter relações no âmbito desportivo internacionalmente - diz o texto - Isso significa que a Nigéria não estará autorizada a participar do Mundial feminino sub-20 (de 5 a 24 de agosto) se a suspensão não for retirada até 15 de julho.
Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014
Confira como foram todas as partidas do Mundial até aqui
Os clubes do país também estão incluídos na punição. Os artigos 13 e 27 do Estatuto da Fifa obrigam as federações a "administrar seus assuntos de forma independente e se assegurar de que não seja realizada nenhuma ingerência por parte de terceiros em seus assuntos internos".
A decisão foi tomada depois que a NFF foi objeto de uma ação judicial na Nigéria, que impede o presidente da NFF, os membros de seu comitê executivo e seu congresso de administrar os assuntos do futebol nigeriano.
- As autoridades designaram posteriormente uma pessoa que decidiu convocar uma assembleia geral extraordinária em 5 de julho de 2014. Essa assembleia geral extraordinária foi convocada em violação dos estatutos da NFF - explica o comunicado.
Segundo a Fifa, a suspensão vai terminar quando forem retiradas as ações judiciais e o comitê executivo, a assembleia geral e a administração da NFF possam trabalhar sem ingerências em seus assuntos.
*AFP
Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa.


