
Gabriel Bortoleto voltou a ficar entre os 10 primeiros no grid de largada da Fórmula 1, com a décima posição no GP do Bahrein. Após a sessão classificatória realizada na manhã deste sábado (3), no Circuito de Sepang, na Malásia, o piloto brasileiro admitiu dificuldades durante a semana e exaltou o empenho da equipe.
— Sou mais uma parte dessa engrenagem gigante que se chama Audi, e tenho de tirar o chapéu para eles também. Faço meu trabalho dentro da pista, tenho de tirar o máximo possível do carro, mas a gente sabe que não tem sido fácil, até agora não tinha sido um fim de semana fácil também — disse Bortoleto, em entrevista ao SporTV.
— A gente sofre muito nas retas. Mesmo que a gente tenha um carro bom de curva, nas retas é difícil para a gente, então temos de fazer tudo perfeito, tem de sair tudo maravilhoso para conseguir estar na posição que terminamos — complementou.
A última vez que o piloto conseguiu ir para o Q3 foi na disputa do Grande Prêmio da Holanda, realizado em agosto. Na ocasião, o brasileiro ficou com a nona colocação no grid de largada, mas sofreu no início da prova e perdeu posições importantes, terminando em 13º.
Bortoleto também admitiu o momento turbulento na temporada:
— Vínhamos de vários pontos, classificação de Q3. A gente deu uma caída e ainda estamos neste momento. Não é só porque fomos para o Q3 que vai ser fácil, a gente sabe que está muito mais difícil do que estava no começo do ano.
Bortoleto ocupa a 14ª posição do campeonato de pilotos, com dez pontos conquistados, e está uma posição à frente do companheiro de equipe, o alemão Nico Hülkenberg, de 39 anos, que tem sete pontos na classificação. Na tabela dos construtores, a Audi ocupa a oitava colocação.
O GP do Bahrein será realizado no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia. A prova estava marcada para abril, mas foi adiada para o começo de outubro. As alterações de data e local acontecem por conta do conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã, que estão próximos do circuito de Sakhir.





