Barra da Tijuca

REGIÃO DA

ABarra da Tijuca será o centro dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016. Situada na Zona Oeste da cidade, acomodará 14 instalações onde serão realizadas competições de 21 esportes olímpicos: boxe, tênis de mesa, badminton, levantamento de peso, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, ciclismo de pista, saltos ornamentais, polo aquático, natação, nado sincronizado, basquetebol, judô, taekwondo, luta greco-romana, luta estilo livre, handebol, esgrima, golfe e tênis. Nos Jogos Paraolímpicos, receberá as competições de outros 12 esportes: basquete em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas, judô, bocha, vôlei sentado, goalball, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, ciclismo de pista, natação, tênis de mesa e halterofilismo. A Vila Olímpica e Paraolímpica, o Parque Olímpico, o Riocentro, o IBC/MPC e a Vila de Mídia também estão localizados na Região da Barra.

 

Parque Olímpico

Localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, será o coração dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados (equivalente a 165 campos de futebol), onde serão disputadas 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas.

Situação atual: O trabalho nas redes subterrâneas chegou a 88% de conclusão. Além das instalações esportivas, estão em andamento as obras de pavimentação dos estacionamentos, a recuperação das margens da lagoa e o deque da área de convivência. Foram concluídas as passarelas de ligação da Via Olímpica com a Arena Carioca 1 e o Centro Aquático, ponte e passagem de nível da Via olímpica.

Instalações esportivas

Instalações operacionais