O lançamento do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, em 1º de junho de 1967, é um marco da carreira dos Beatles e da cultura pop. O disco da banda britânica expandiu fronteiras musicais e driblou limitações tecnológicas. Consagrou-se como a trilha de uma era de grande efervescência e comportamental. Veja 50 curiosidades sobre a realização do clássico cinquentão.
Texto l Marcelo Perrone Ilustração l Gilmar Fraga Design l Thais Longaray
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi gestado na insatisfação dos Beatles com a rotina estafante da beatlemania e pelas limitações tecnológicas que impediam a banda de mostrar ao vivo a sonoridade mais complexa que buscava desde Rubber Soul (1965). Paul, John, George e Ringo reclamavam que não se ouviam no palco e sabiam que tampouco a plateia dos estádios tinha noção do que tocavam em meio à gritaria e à precariedade dos sistemas de amplificação da época.Após uma conturbada turnê por Japão e Filipinas, em julho de 1966, começou a amadurecer na banda o desejo de cessar com as apresentações ao vivo. O show de despedida foi no Candlestick Park, em San Francisco (EUA), no dia 28 de agosto daquele ano.Os Fab Four decidiram dar um tempo da música. John foi para a Almeria, na Espanha, trabalhar como ator no filme Como Eu Ganhei a Guerra (1967), de Richard Lester, que havia dirigido os Beatles em A Hard Day's Night (1964 e Help! (1965) . Em seguida, ganhou a companhia de Ringo. George foi em direção à Índia, onde aprimorou seus estudos de sitar com o mestre Ravi Shankar. Paul compôs a trilha sonora do filme Lua-de-Mel ao Meio-Dia (1966), com arranjos do produtor George Martin.A vontade dos músicos de se dedicar mais ao trabalho no estúdio foi estimulada também pelos grandes discos que estavam sendo lançados à época, entre eles Aftermath (Rolling Stones), Pet Sounds (Beach Boys), Fifth Dimension (Byrds), Freak Out! (The Mothers of Invention/Frank Zappa) e Blonde on Blonde (Bob Dylan).Foi durante a estada na Espanha que John Lennon compôs Strawberrey Fields Forever, faixa embrionária do projeto Sgt. Pepper's. O título faz referência a um lar do Exército da Salvação vizinho a sua casa, em Liverpool. Por sua vez, Paul apresentou também uma nova canção, Penny Lane na qual evoca memórias afetivas da juventude na cidade natal.Use a rolagem lateralRole para baixo
A primeira versão de Strawberrey Fields Forever apresentada por John, ao violão, começava com "Living is easy with eyes closed". George Martin sugeriu começar pelo refrão "Let me take you down...". Paul criou a introdução com o melotron.
Durante uma viagem pela costa oeste dos EUA, Paul achou curioso os nomes de algumas bandas, como Laughing Joe and his Medicine Band, Colonel Tucker's Medicine Brew and Compound, Big Brother and the Holding Company, Pacific Gas and Eletric Band. Ele também tinha interesse por bandas marciais e souvenires militares. Estavam a caminho o nome e o visual de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.Paul também pensava que uma banda fictícia como alter ego dos Beatles ajudaria a suprimir a ausência dos palcos junto aos fãs.As gravações de Sgt. Pepper's começaram em 24 novembro de 1966, foram interrompidas no Natal, reiniciadas em janeiro de 1967 e encerradas em 21 de abril. No total, foram 700 horas trabalho em cinco meses, ao custo de 50 mil libras de custo, algo excepcional para a época. Os Beatles gravaram seu primeiro LP, Please Please Me (1963), em cerca de 10 horas e com investimento de 400 libras.Strawberry Fields Forever, Penny Lane, e When I'm Sixty-Four, esta também concebida por Paul, deram largada às gravações no estúdio Abbey Road, em Londres. As duas primeiras acabaram lançadas em um compacto, em 17 de fevereiro de 1967, e ficariam de fora do LP _ foram incluidas em Magical Mistery Tour, trilha do filme homônimo, lançada em novembro de 1967.O produtor George Martin lamentava que duas grandes faixas como Strawberry Fields Forever e Penny Lane tivessem sido apresentadas, por sugestão sua, diante da pressão por novos lançamentos dos Beatles, antes das demais. Segundo ele, ambas representavam um "conceito", no caso memorialístico da infância dos Beatles, que poderia ter sido desenvolvido de forma mais efetiva.A ideia do disco conceitual pretendida por Paul não era muito clara para seus companheiros. Sobre suas contribuições para Sgt. Pepper's, John chegou a dizer: "Poderiam estar em qualquer disco dos Beatles".George Harrison, que colaborou com Within You Without You, dizia gostar apenas de "alguns momentos" de Sgt. Pepper's. Ringo, presente cantando With a Little Help from My Friends, lembra que aprendeu a jogar xadrez durante o longo e "chato" processo de gravação comandado por Paul, John e George Martin.Ringo também já explicou não ver Sgt. Pepper's como disco conceitual: "Você cola dois pedaços de Pepper entre um punhado de músicas e temos um conceito. Funcionou porque dissemos que tinha funcionado".Use a rolagem lateralRole para baixo
O compacto com Strawberry Fields Forever e Penny Lane não foi direto para o número 1 das paradas, como era hábito a cada novo lançamento dos Beatles desde Love Me Do (1962). Ficou em segundo, atrás da balada Release Me, de Engelbert Humperdinck.
Composição de George Harrison inspirada na música indiana, Within You, Without You tem apenas ele dos Beatles na gravação, tocando sitar, tambura e cantando, acompanhado por músicos de estúdio. George vinha fazendo experimentações com o sitar desde Love to You, de Revolver.A Day in the Life, faixa que fecha o disco e a última a ser gravada, é exemplo da efervescência criativa da dupla Lennon e McCartney. A primeira parte da canção é de autoria de John, com letra inspirada no noticiário do jornal, como a morte de um rico herdeiro em acidente de trânsito e uma rua esburacada. Paul compôs o segundo movimento.A colagem das duas partes de A Day in the Life fez uso de trucagens complexas para a época das gravações em apenas quatro canais. É a faixa que sintetiza a genialidade do guru George Martin e sua equipe de engenheiros de som.A gravação de A Day in the Life colocou 41 músicos de uma orquestra dentro do estúdio, sessão acompanhada por amigos como Mick Jagger, Keith Richards, Marianne Faithfull e Donovan.Um acorde simultâneo de três pianos e um harmônio é sustentado por impressionantes 45 segundos no clímax de A Day in the Life.John Lennon compõs Being for the Benefit of Mr. Kite inspirado no cartaz um espetáculo circense do século 19 que viu em um antiquário, da companhia Pablo Fanque, em benfício do tal Senhor Kite. A letra cita algumas atrações do picadeiroa, como o cavalo Henry.Use a rolagem lateralRole para baixo
Lovely Rita, criada por Paul, refere-se a uma fiscal de parquímetro que foi notícia quando se aposentou.
John Lennon chegou a dizer: "Tem partes de Lucy in the Sky with Diamonds de que não gosto. A Day in the Life não ficou tão boa quanto achei que ficaria quando estávamos gravando. O conceito que existe é mais de fazer as faixas emendarem umas nas outras".Embora o senso comum associe Sgt. Pepper's a um processo criativo movido a drogas lisérgicas, os Beatles fizeram uso muito discreto de LSD, então com uso legal. Na única vez que tomou ácido nas gravações, John, por exemplo, o fez de forma acidental – pensou que ingeria um estimulante.As letras surrealistas de John para Being for the Benefit of Mr. Kite e de Lucy in the Sky with Diamonds levaram George Martin a chamá-lo de Salvador Dali da música.Após finalizarem Sgt Pepper's, os Beatles promoveram uma audição privada do acetato, às seis horas da manhã, no apartamento da cantora americana "Mama" Cass Elliot , do The Mamas & the Papas. O som foi ligado no volume máximo e consta que nenhum vizinho reclamou por estar ouvindo em primeira mão o disco que entraria para a história.Sgt. Pepper's foi o primeiro álbum do Beatles a ter lançamento mundial. Liderou por 27 semanas as paradas no Reino Unido e por 15 semanas as dos EUA, onde foi lançado no dia 2 de junho.Use a rolagem lateralRole para baixo
Sgt. Pepper's foi lançado numa sexta-feira, 1º de junho. Já no domingo, os Beatles foram surpreendidos ao assistirem, no Teatro Saville, em Londres, a Jimi Hendrix começar seu show com uma explosiva versão da faixa-título.
Um dos mais icônicos trabalhos da pop art, a capa Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é assinada pelo artista gráfico Peter Blake, que trabalhou em parceria com sua mulher, Jann Haworth.Entre personalidades e objetos, são 87 elementos listados na capa. Aparecem, entre outros, atores como Fred Astaire, Marilyn Monroe e Marlon Brando, os escritores Lewis Carroll, Oscar Wilde e Edgar Allan Poe, o psicanalista Carl Gustav Jung, o físico Albert Einstein e Stuart Sutcliffe, ex-integrante dos Beatles, que morreu em 1962.John Lennon queria colocar na capa as imagens de Adolf Hitler e Jesus Cristo. A proposta foi vetada para evitar controvérsias. Como a que o músico provocou em 1966 ao dizer que os Beatles eram mais populares do que Jesus.O encarte do álbum trazia bigodes e insígnias para serem recortados e usados pelos fãs. A proposta de colocar os apetrechos avulsos foi considerada inviável pela gravadora em razão do custo.Sgt. Pepper's foi a trilha oficial do chamado "verão do amor" no Hemisfério Norte, marco cultural e comportamental do século 20, com epicentro em San Francisco (EUA), que abarcou de protestos contra a Guerra do Vietnã ao ideário do movimento hippie.Use a rolagem lateralRole para baixo
Em When I'm Sixty-Four, Paul projeta um futuro em que curtiria a velhice sem cabelos e ao lado dos netos em um chalé na Ilha de Wight. Errou feio na previsão. Tem 10 anos a mais do que se imaginou na letra – completa 75 em 18 de junho – e segue na estrada firme e forte.
Lucy in the Sky with Diamonds foi proibida de tocar na BBC por suposta alusão em seu título ao LSD. Na verdade, sua inspiração foi um desenho que Julian, filho de John, havia feito na escola. Lucy era a melhor amiga do garoto.A BBC também implicou com A Day in the Life, por supostamente se referir um "barato" provocado pelas drogas, e Fixing a Hole, entendida como metáfora para injeção com seringa. Entre fatos e metáforas ligados à canção, a origem dele está nas obras de reforma que Paul havia feito em seu sítio na Escócia.De acordo com a plataforma de música online Spotify, o Brasil é o quarto país que mais ouve Sgt. Pepper's, depois de Estados Unidos, Reino Unido e México. Mais da metade dos ouvintes no Spotify (50,01%) tem menos de 40 anos. Lucy in the Sky With Diamonds, A Day in the Life e With a Little Help From My Friends são as faixas mais ouvidas.Sgt. Pepper's foi concebido como um álbum impossível de ser reproduzido ao vivo, tamanha a complexidade de sua gravação.Sgt. Pepper's ganhou quatro prêmios Grammy em 1968, incluindo o de álbum do ano - foi o primeiro disco de rock a receber a distinção.Use a rolagem lateralRole para baixo
No dia 26 de maio foi lançada a edição especial dos 50 anos de Sgt. Pepper's. São diferentes versões em CD e vinil, com DVD e Blu-Ray, reunindo, entre outros atrativos, takes alternativas de canções até hoje inéditos, remixagem no sistema de som 5.1 assinada por Giles Martin, filho de George, livro ilustrado e a cópia restaurada do documentário The Making of Sgt. Pepper's, produzido em 1992.
Em 2003, a Biblioteca do Congresso norte-americano colocou Sgt. Pepper's entre as gravações a serem preservadas, em razão de sua importância histórica, cultural e estética.Em levantamento de 2011, Sgt. Pepper's já havia vendido 32 milhões de cópias em todo o mundo, ocupando a 14ª posição entre os discos mais vendidos – é o mais bem posicionado dos Beatles na lista.O disco foi gravado em quatro canais, quando nos EUA, à mesma época, já se utilizavam nos grandes estúdios oito canais. A criatividade de George Martin e sua equipe, entre eles, os engenheiros de som Geoff Emerick e Ken Townsend, criaram técnicas e equipamentos tanto para se simular múltiplas pistas de gravação para incorporar efeitos especiais, alguns deles já usados em Revolver (1966).Até então equilibrado entre as forças criativas de Paul e John, Sgt. Pepper's destacou o primeiro à frente do projeto, da concepção e composição da maior parte das faixas à direção musical.Um dos efeitos globais da revolução provocada por Sgt. Pepper's está no tropicalismo, movimento musical brasileiro capitaneado por Caetano Veloso e Gilberto Gil – e no qual emergiu também o grupo Os Mutantes. O epicentro da revolução na MPB se deu no Festival da Record, em outubro de 1967.Use a rolagem lateralRole para baixo
Paul McCartney costuma tocar três canções de Sgt. Pepper's nas suas turnês recentes: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise) e Being for the Benefit of Mr. Kite!, cantada por John no disco.
Reza a lenda que Sgt. Pepper's agravou o surto psicológico que tirou do ar Brian Wilson, líder dos Beach Boys. O músico americano havia idealizado o antológico Pet Sounds (1966), disco visto como resposta americana à criatividade experimental que os Beatles apresentavam desde Rubber Soul. Paul era grande admirador do talento visionário de Wilson. Mas Diante de Sgt. Pepper's, o solitário Wilson, jogou a toalha.Cópias britânicas de Sgt. Pepper's traziam uma faixa, ou melhor ruído, de oito segundos de duração, The 15,000 Hz Tone, para ser escutada apenas por cachorros – o título do faz referência à frequência sonora imperceptível aos humanos.Sgt. Pepper's teve aclamação mundial da crítica. Richard Goldstein, do New York Times, foi uma das vozes dissonantes. Avaliou o trabalho como fraco, desorganizado e autorreferente. Também não embarcou no questão do disco conceito: "Parece não haver desenvolvimento temático algum na colocação das faixas".No começo de 1967, os Beatles haviam renegociado seu contrato com a gravadora EMI, incluido lançamento mundial simultâneo de seus discos e passando a receber 10% do valor de cada cópia vendida. O sucesso comercial de Sgt. Pepper's rendeu uma fortuna aos músicos.Use a rolagem lateralRole para baixo