Eu vi Suárez jogar no grêmio
Montagem sobre fotos de André Ávila e Lauro Alves/ Agência RBS

Montagem sobre fotos de André Ávila e Lauro Alves/ Agência RBS

Poderiam ser os gols, a vitrine, a mídia, a vontade de vencer, a consagrada carreira. Mas foi tudo isso. O "combo" Luis Suárez entrou para a história do Grêmio em 2023. Não faltaram redes balançando pelo país, repercussão internacional, títulos, doação máxima em campo, polêmicas. A meteórica passagem de Luisito foi marcante com a camisa tricolor em pouco menos de 11 meses. Da estreia com direito a três gols sobre o São Luiz pela Recopa, em 17 de janeiro, à despedida, diante do Fluminense, em 6 de dezembro, marcando duas vezes no Maracanã, foram 54 jogos, 29 gols e 17 assistências.

Título gaúcho, campanha de semifinalista da Copa do Brasil, segundo lugar do Brasileirão e vaga na Libertadores de 2024 foi o saldo de conquistas pelo Grêmio dentro das quatro linhas. Fora delas, o aumento do número de sócios do Grêmio em progressão geométrica e uma idolatria de um torcedor que tem a certeza de ter visto uma das maiores contratações da história do futebol brasileiro vestindo azul, preto e branco, referenciado, inclusive, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Da incredulidade em ter o Pistolero por perto aos cartazes de "Fica Suárez", muitos capítulos foram construídos e são contados neste conteúdo especial preparado por GZH.

"El Pistolero" nas redes

Assista a todos os gols de Luis Suárez pelo Grêmio em 2023

Números de Suárez

Jogos
54
Vitórias
32
Empates
9
Derrotas
13
% aprov
64,8
Gols
29
Assistências
17

Estatísticas

Temporada marcante

Clique para ouvir os gols e relembrar os jogos em que Luisito marcou

Opinião

Colunistas de GZH avaliam o tamanho da contratação de Suárez para o futebol brasileiro

  • César Cidade Dias

    Colunista de GZH e comentarista da Rádio Gaúcha

  • Diogo Olivier

    Colunista de GZH e ZH e comentarista da RBSTV e Rádio Gaúcha

  • Maurício Saraiva

    Colunista de GZH e ZH e comentarista da RBSTV e Rádio Gaúcha

  • Marcos Bertoncello

    Colunista de GZH e central de esportes da Rádio Gaúcha

9 momentos do camisa 9

Clique na foto para relembrar a temporada de Suárez

Fechar
×

Apresentação na Arena

Uma apresentação digna do tamanho do reforço. Somente um craque de nível mundial, ídolo de uruguaios e de torcidas como as de Liverpool e Barcelona, poderia levar mais de 30 mil pessoas ao estádio para saudar a chegada de um atacante. Foi assim que Luis Suárez, quarto maior artilheiro do futebol mundial em atividade, foi recebido pelos gremistas, em uma Arena quase lotada. Ao lado da esposa e dos filhos, Luisito não conteve as lágrimas com as mensagens de familiares, amigos e ex-colegas como Lucas Leiva, Sergio Busquets e Neymar. Uma festa poucas vezes vista para recepcionar um atleta no futebol brasileiro.

"Muito obrigado pela recepção. O ontem, o hoje e o amanhã. Com a torcida junto dos jogadores, vão acontecer coisas muito importantes"
Apresentação de Suárez no Grêmio

Lucas Uebel/ Grêmio/ Divulgação

Fechar
×

Estreia com hat-trick

Um público de 49.614 torcedores para assistir a Grêmio e São Luiz, pela Recopa Gaúcha no calor de janeiro? Isso mesmo. Muito por conta da estreia de Suárez com a camisa tricolor. Foram três gols nos seus primeiros 38 minutos na Arena. O primeiro saiu com apenas 4 minutos, em um belo toque por cobertura. O segundo foi aos 30, de lado de pé, tirando do alcance do goleiro. E, sete minutos depois, o uruguaio fechou a conta em um voleio sem pulo, para delírio da torcida. Praticamente um gol a cada 20 minutos, dos 61 em que esteve em campo na primeira partida pelo Grêmio. O hat-trick foi o suficiente para deixar um cartão de visitas e tanto, que garantiu a vitória por 4 a 1 e o primeiro título pelo clube no ano.

"Acho que o importante é a mentalidade da gente. É de uma final"

Jefferson Botega/ Agência RBS

Fechar
×

Gol do título gaúcho

Os números de Suárez em cobranças de pênaltis pelo Grêmio não são bons, mas quando valeu título, ele fez. Na decisão do Campeonato Gaúcho, contra o Caxias, em 8 de abril, o uruguaio foi puxado pelo lateral Marcelo na área e, após revisar o lance no VAR, o árbitro Leandro Vuaden marcou pênalti. O Pistolero pegou a bola, bateu no canto direito e, por mais que o goleiro tenha acertado o lado da cobrança, não conseguiu chegar. A vitória por 1 a 0 na Arena, após o empate em 1 a 1 na partida de ida, no Centenário, deu o hexa gaúcho ao Grêmio — a segunda taça de Suárez pelo clube. E novamente com gol dele.

"Não esperava começar assim, mas tive a confiança de um grande treinador, grande torcida e um grande equipe que está voltando para a Série A. Dá confiança. É importante."

André Ávila/ Agência RBS

Fechar
×

Gols em Gre-Nais

Suárez deixa o Grêmio com um retrospecto positivo no clássico: duas vitórias em três jogos, além de dois gols marcados e uma assistência. No primeiro Gre-Nal, ele passou em branco, mas viu seus companheiros Vina e Felipe Carballo garantirem o triunfo tricolor pela fase de grupos do Gauchão. No segundo Gre-Nal de 2023, um gol e uma assistência na vitória por 3 a 1 sobre o rival, pela 7ª rodada do Brasileirão, na Arena. No último confronto com o Inter na temporada, no Beira-Rio, apesar da derrota por 3 a 2, o uruguaio deixou sua marca de falta e fez valer a frase que disse logo que chegou ao clube, de que sempre ia às redes em clássicos.

"Todos os gols que você marca são especiais. Em um Gre-Nal, um jogo tão importante com muita gente olhando."

Lucas Uebel/ Grêmio/ Divulgação

Fechar
×

Dores e possibilidade de saída

Na metade do ano, o torcedor do Grêmio foi pego de surpresa com duas notícias sobre o camisa 9. A primeira de que havia a chance de uma saída antecipada de Suárez para jogar ao lado do seu amigo Lionel Messi no Inter Miami, dos Estados Unidos. A segunda de que, devido às fortes dores no joelho direito, o centroavante cogitava antecipar a aposentadoria. Por conta disso, inclusive, ele chegou a ficar fora de um jogo contra o Bahia, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, mesmo após ter a escalação anunciada. O jogador chegou a analisar a possibilidade de se tratar com o seu médico particular, Ramón Cugat, na Espanha, mas optou por seguir o tratamento em Porto Alegre para continuar jogando pelo Grêmio.

"Sigo com dor, mas aguentando e tentando dar o máximo para o clube. Se fosse tratar no Barcelona, o tempo de recuperação seria mais largo. Uso medicamentos para jogar. Tomo injeção, mas isso não me preocupa. Me comprometi com o clube."

Jefferson Botega/ Divulgação

Fechar
×

Anúncio da permanência

Depois de todo o imbróglio entre Grêmio e Suárez a respeito da permanência ou não do centroavante em Porto Alegre, o clube e o jogador firmaram um acordo no fim de julho para antecipar o fim do contrato do uruguaio para dezembro de 2023. Em contrapartida, Luisito permaneceria no Tricolor até o encerramento da temporada. Assim, encerrou-se a polêmica sobre a chance de ida de Suárez ao Inter Miami ainda neste ano. A medida também estreitou os laços com a direção e comissão técnica, com direito a homenagens ao final da temporada (foto).

"Me sentia com força física para ficar dois anos. Tive de ser sincero e honesto com meu clube em dizer que no próximo ano não vou conseguir render, pela carga do futebol brasileiro."

Lucas Uebel/ Grêmio/ Divulgação

Fechar
×

Triplete e sonho do título

A noite de 9 de novembro de 2023 ficará marcada na carreira de Luis Suárez. A atuação do uruguaio diante do Botafogo, então líder do Campeonato Brasileiro, rendeu elogios de todas as partes do mundo — com direito à capa do El País, do Uruguai, e matérias de jornais como o As, da Espanha, e o Olé, da Argentina. Isso porque o Grêmio perdia para o time carioca por 3 a 1 no início do segundo tempo. Até que apareceu o brilhantismo do camisa 9. O Pistolero assumiu a responsabilidade e marcou os três gols que deram a virada de 4 a 3 ao Tricolor, que deixou São Januário com a mesma pontuação do líder e com o sonho do tricampeonato nacional ainda vivo.

"Tem de disfrutar o momento, o dia a dia. Estou fazendo meu principal trabalho, que é ajudar o Grêmio a conseguir grandes coisas até o final."

Alexandre Durão/ Grêmio/ Divulgação

Fechar
×

Efeito Suárez fora de campo

A contratação de Suárez pelo Grêmio teve um impacto claro dentro de campo, com gols e assistências. Mas, normalmente, é difícil mensurar o quanto um reforço impactou fora de campo na chegada a um novo time. Porém, no caso do Pistolero, alguns números deixam claros este 'efeito Suárez'. O primeiro e mais impactante está no quadro social. O clube tinha 61 mil sócios quando o uruguaio foi anunciado. Ao longo do ano, recordes foram quebrados e o Tricolor chegou ao maior número de sócios em sua história, com mais de 113 mil associados. Além disso, o Grêmio faturou mais de R$ 10 milhões em produtos com a marca Suárez em 2023, sendo mais de 25 mil uniformes adquiridos com o nome do jogador.

"Entendemos a oportunidade única que tínhamos nas mãos e, ouvindo o desejo do torcedor, procuramos oferecer produtos e ações que pudessem potencializar ainda mais essa conexão entre torcida, Grêmio e atleta", Henrique Gutterres, executivo de marketing gremista.

Lucas Uebel/ Grêmio/ Divulgação

Fechar
×

Despedidas com gols

Não poderia ser diferente. As despedidas — sim, no plural — de Suárez tinham de ser com gols, o que poucos no mundo sabem fazer mais do que ele. O quarto maior artilheiro em atividade no planeta teve um primeiro adeus diante de mais de 50 mil gremistas na Arena, na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco (foto). Claro, com gol dele. Um golaço, aliás. Uma batida chapada na bola, de fora da área, após passe de Nathan Fernandes, para enlouquecer os torcedores que estavam com as máscaras do uruguaio, distribuídas no estádio antes da partida. O adeus derradeiro aconteceu trâs dias depois, na vitória de virada por 3 a 2 sobre o Fluminense, no Maracanã — com duas buchas do camisa 9. Primeiro driblando o goleiro Fábio e empatando a partida, depois em cobrança de pênalti, batida com a categoria que só os craques têm para dar uma cavadinha e marcar o terceiro. O da despedida definitiva de um dos maiores jogadores que já vestiu a camisa tricolor.

"Para fechar o ano no Grêmio perfeito, por tudo que aconteceu. Encerrar no Maracanã, um templo do futebol mundial e fazer gol, que ainda não havia feito aqui. Foi bem legal"

Anselmo Cunha/ Agência RBS

Mural

Os narradores e repórteres da Rádio Gaúcha descrevem como foi ver Luisito em ação

mic
Gustavo Manhago
Narrador de GZH

“Para qualquer narrador, o gol é o ápice de uma transmissão de futebol. Não existe sensação mais constrangedora do que um zero a zero. E quando tu tens a possibilidade de narrar um gol de um grande time feito por um dos maiores da história, se torna ainda mais especial. Tive este prazer em 2023. De ver de perto, Suárez jogar com a camisa do Grêmio. E levar com o talento dele, a emoção de um gol para milhares de torcedores. Diferente, ousado, talentoso... gols de Suárez no Grêmio foram de outro patamar."

mic
Marcelo De Bona
Narrador de GZH

"Gratificante. Narrar gols de um jogador extraclasse é diferente. Inegavelmente os gols do Suárez tem um peso diferente. Cada gol dele tem uma história e uma grande repercussão."

mic
Luciano Périco
Narrador da RBSTV

"Luis Suárez é daqueles atletas que serão lembrados pela eternidade. Para os uruguaios, com certeza, um dos maiores de todos os tempos. É uma honra ter a oportunidade de poder contar um pouco dessa história pela sua passagem no futebol brasileiro. É difícil traduzir com a voz toda a magia que ele produz com os pés. É uma honra ver ao vivo, passando em frente aos nossos olhos. Mesmo no lance mais simples, o narrador precisa estar atendo porque pode ser surpresa com Luisito tirando um coelho da cartola, metendo a bola na rede do adversário com maestria."

mic
Pedro Ernesto Denardin
Narrador de GZH

"Narrar gols de um craque como Suarez é uma leveza para a voz do narrador."

headset_mic
Bruno Flores
Repórter de GZH

“O Suárez é um jogador absolutamente diferenciado. Praticamente, um extraterrestre atuando no futebol brasileiro. Ver de perto o uruguaio é notar o respeito dos adversários e a capacidade do camisa 9 em resolver os problemas mais complexos do jogo com uma qualidade muito acima da média."

headset_mic
Eduardo Costa
Repórter de GZH

"Desde os primeiros jogos, o Suárez já demonstrava ser diferenciado. Na estreia do Gauchão, ele fez um belo gol contra o Caxias e decidiu o jogo no Centenário. Ele é diferente na movimentação, no drible, no posicionamento em campo, na finalização. É acima da média e fará falta para quem gosta de ver bons jogadores por aqui"

headset_mic
Eduardo Gabardo
Repórter de GZH

"Durante muitos anos acompanhamos tudo o que o Suárez fez pelo mundo, se transformando em um dos maiores artilheiros do planeta. Poder ver e relatar bem de perto a sua enorme capacidade de fazer gols foi um privilégio. Atras do gol, como repórter da Rádio Gaúcha, é possível perceber claramente como ele pensa e executa rapidamente os movimentos, e como isso desequilibra os adversários. A passagem do Suárez pelo Grêmio fica na história"

headset_mic
Filipe Duarte
Repórter de GZH

"Ver Suárez de perto, mesmo que em fim de carreira, desfilando sua visão de jogo acima da média, suas finalizações certeiras e competitividade extrema, me fez entender ainda mais o abismo do futebol brasileiro para o praticado na Europa. Sinto-me um privilegiado por ter presenciado e registrado com depoimentos a passagem deste craque por Porto Alegre"

headset_mic
José Alberto Andrade
Repórter de GZH

"Luís Suárez foi O acontecimento do futebol gaúcho em 2023. Detalhar um gol do Suárez significa se inserir neste acontecimento. Se o gol é em Gre-Nal, mais acontecimento é. Sendo um golaço, vira privilégio para o repórter"

headset_mic
Leonardo Acosta
Repórter de GZH

"Com a proximidade do campo é possível perceber o tamanho de um jogador apenas observando o respeito que os adversários têm por ele. E Suárez certamente é um desses casos. Diferenciado."

headset_mic
Rodrigo Oliveira
Repórter de GZH

"Fazer reportagem em um jogo em que Luis Suárez está presente é uma experiência especial. É como se tivéssemos uma pitada de Copa do Mundo em um jogo do Grêmio. Enquanto observava o uruguaio preparar o chute e, depois, pensava no depoimento, me senti como se tivesse em Moscou ou em Doha. Foi um privilégio contar uma parte desse capítulo histórico do futebol gaúcho e brasileiro"

headset_mic
Saimon Bianchini
Repórter de GZH

"Acompanhei de perto o primeiro gol do Suárez longe do Rio Grande do Sul pelo Grêmio. Na ocasião, havia uma pressão pela demora do gol, que foi marcado contra o Corinthians, em Itaquera. Ele tinha sido decisivo, mas sem balançar as redes. Naquele dia, nitidamente descontado, o Suárez demonstrava inquietação pela fase e números atuando como visitante. Desta forma, o gol foi uma recompensa pelo esforço num jogo extraordinário de acompanhar"

headset_mic
Geison Lisboa
Repórter de GZH

"O Suárez sempre faz tudo parecer muito simples. Olhando de perto, no campo, parece estar sempre à frente dos demais. Antevê as jogadas"

Foto: Lauro Alves/Agência RBS

Com a voz, a torcida

Depoimentos de quem vibrou intensamente com uma contratação que entrou para a história do Grêmio

"Abre aspas"

    • "O craque não te dá problemas. Por isso é um vencedor. Tem a gana de ganhar e veio com o pensamento de ajudar. Está super entrosado."
    • RENATO PORTALUPPI, técnico do Grêmio

    • "É diferenciado. Ele está acostumado a fazer isso. É bonito de ver ele jogar. É um jogador de Copa do Mundo. Ele tem experiência e tranquilidade na hora de concluir."
    • RENATO PORTALUPPI, técnico do Grêmio

    • "É extremamente profissional, família, um cara humilde. Gosta de competir e se entregar dentro de campo. Tem uma boa relação com todos. É impressionante a ascendência rápida que teve sobre todos no vestiário."
    • ALBERTO GUERRA, presidente do Grêmio

    • "A vida do Suárez é um filme. A gente lembra da negociação, a contratação. Teve o voo mais vigiado do mundo quando estava chegando em Porto Alegre. Teve a apresentação, a estreia com três gols, o golaço contra o Cruzeiro, o gol em Gre-Nal e não podia terminar diferente. Jogo disputado, difícil e 1 a 0 para o Grêmio com gol dele. Agradeço ao Luis por ter acreditado no Grêmio, no projeto do Grêmio."
    • ALBERTO GUERRA, presidente do Grêmio

    • "É um privilégio jogar contra um cara desse. Abrilhanta o espetáculo e traz dificuldade para eu crescer como jogador."
    • FABRICIO BRUNO, zagueiro do Flamengo

    • "Desde que ele chegou, se mostrou muito competitivo. Não gosta de perder nem em treino de finalização, campo reduzido, de posse de bola. A gente agradece muito por ter ele no elenco, porque sabe do potencial dele, da carreira que ele construiu."
    • BRUNO ALVES, zagueiro do Grêmio

    • "A chegada de um jogador como ele, com a trajetória que ele tem, motiva todo mundo."
    • KANNEMANN, zagueiro do Grêmio

    • "Estar com ele dispensa comentários. No dia a dia, dentro de campo, onde dificilmente fica fora. No vestiário é muito gente boa, interage com todos, é um cara fenomenal. É um cara que aprendemos muito."
    • REINALDO, lateral-esquerdo do Grêmio

    • "Ele me disse assim: 'Lucas, as pessoas falam de patrocínio, mas eu vou para jogar futebol, não para ser um artista'. E ele é isso aí, tem fome de vitória e agregou para o time desde que chegou. Ele cativa as pessoas."
    • LUCAS LEIVA, ex-jogador do Grêmio

    • "Acho que foi uma das melhores contratações do Grêmio em todos os anos. É como se eu estivesse voltando da Europa para o Grêmio, sabe? Ele tem um chuteira de ouro, eu também (risos). É uma grande contratação. Renato e Guerra escolheram bem e acertaram muito nessa jogada."
    • JARDEL, ex-centroavante do Grêmio

    • "Sempre acho bom ao futebol gaúcho e brasileiro trazer grandes jogadores. Significa mais qualidade de jogo, traz mais repercussão ao que faremos. Estabelece uma disputa maior, exige mais de você. É mais desafiador. É bom para o futebol quando bons jogadores estão conosco. Vale o mesmo ao Suárez."
    • MANO MENEZES, ex-técnico do Inter

    • "Profissional extraordinário, foi se soltando e quis jogar todos os jogos, não se machuca. Vamos sentir saudades dele, é muito querido por todo mundo. É um dos melhores do mundo. Vai ficar esse vácuo nessa posição porque não é fácil encontrar um jogador da qualidade dele."
    • RENATO PORTALUPPI, técnico do Grêmio

    • "Eu tive o prazer muito grande de ter trabalhado com ele. É um profissional exemplar. Aprendi muitas coisas. Eu sei que vai fazer muita falta, mas a vida é assim mesmo. Ele nos deu um ano de muitas alegrias, desejo muita sorte."
    • RENATO PORTALUPPI, técnico do Grêmio

    • "Ele seguirá jogando com seus amigos no bairro e continuará fazendo gols porque é a característica dele. É um ganhador. Tem um olfato melhor do que ninguém."
    • DIEGO SIMEONE, técnico do Atlético de Madrid

    • "O que sempre fala por um jogador como o Suárez são os gols. Nesse sentido, a realidade é que ele está marcando com regularidade. E a equipe em que ele joga está numa posição privilegiada, é a que mais marcou gols no campeonato. Suárez tem feito gols e dado assistências em quantidade muito alta. O que ele está fazendo é muito valioso."
    • MARCELO BIELSA, técnico da seleção uruguaia

    • "É muito gratificante. Jogava com ele no vídeo game e agora do lado dele jogando, no vestiário."
    • NATHAN FERNANDES, atacante do Grêmio

    • "A gente agradece pelo que ele fez. Foi uma temporada fantástica. Fomos afortunados de conviver com uma estrela do futebol."
    • BRUNO ALVES, zagueiro do Grêmio

    • "Foi um privilégio trabalhar com ele. Sou grato por ter trabalhado com ele. Um fenômeno. Vou contar para meus filhos que joguei com ele."
    • PEPÊ, meia do Grêmio

A despedida na Arena

Para mais de 50 mil pessoas, Luisito foi protagonista em Grêmio 1 x 0 Vasco, em noite de homenagens da torcida, companheiros, direção e Renato Portaluppi