Painel da Reconstrução
Crédito ao setor produtivo
Aeroporto Salgado Filho
Escolas públicas
Hospitais
Rodovias
Moradias
Ações de contenção e prevenção
Ajudas sociais
Como funciona o painel
Conheça as funcionalidades e recursos disponíveis neste painel informativo sobre as enchentes no Rio Grande do Sul
O Painel da Reconstrução RS é uma ferramenta desenvolvida por GZH para acompanhar os recursos públicos destinados à recuperação do Rio Grande do Sul após o impacto da chuva que gerou enchentes e estragos em grande parte do território do Estado em maio deste ano.
A ferramenta acompanhará recursos e demais medidas significativas de apoio financeiro provenientes dos governos federal e estadual, repassados especificamente para contribuir com a recuperação do Estado. Serão apresentados e detalhados repasses destinados a realização de obras estruturais, ações de assistência social e segurança pública, e também iniciativas diretas de socorro à população e às empresas gaúchas.
No panorama geral do painel, está destacada a totalidade dos valores reunidos nas medidas de apoio ao Estado anunciadas pelos governos federal e estadual, e também qual valor desse montante já foi efetivamente desembolsado. Gráficos detalham os auxílios: se é um recurso diretamente para obras, se envolve crédito ou se é o adiamento de impostos, por exemplo.
Tambem é possível consultar os principais detalhes de cada medida, com informações como a origem e a destinação dos recursos, áreas de aplicação dos valores e o status dos repasses. O usuário pode, ainda, acessar explicações sobre a classificação dos repasses que compõem as medidas anunciadas, sobre as possibilidades de solicitação de recursos para cidadãos ou prefeituras, e sobre termos fundamentais que são utilizados nas descrições do painel.
Os dados apresentados têm como fonte principal o Portal da Transparência dos governos federal e estadual. A ferramenta também é abastecida com informações diretas dos ministérios, das secretarias estaduais de governo e das instituições e órgãos diretamente envolvidos nos repasses. O painel será atualizado às quarta-feiras, com base nos portais, e sempre que houver novos anúncios de medidas.