Índice de Desenvolvimento Estadual
Rio Grande do Sul

Indicador socioeconômico compara desempenhos de todas as unidades da federação e a evolução ao longo dos anos em três dimensões: padrão de vida, educação e, reunidos, longevidade e segurança.

Acesse

Realização:
Apoio:

iRS GERAL

O iRS é um indicador de desenvolvimento dos Estados. Com foco na vida real e formato simplificado, o índice é fruto de parceria entre ZH e PUCRS, com apoio institucional da Celulose Riograndense. O indicador pondera o desempenho de Estados e do Distrito Federal em três dimensões: padrão de vida, educação e, reunidos, longevidade e segurança. O iRS tem o mesmo referencial teórico do IDH.

O que é IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) surgiu nos anos 1990 como alternativa a indicadores focados na dimensão econômica do desenvolvimento. No Brasil, é estimado para Estados e municípios com dados do censo, a cada 10 anos. O mais recente foi lançado no início do ano passado, com base em 2010.

Apesar de ser composto em variáveis diferentes, o iRS apresenta resultados semelhantes aos do último IDH para os Estados. Em ambos os índices, são praticamente os mesmos nas primeiras e nas últimas colocações dos rankings.

Entenda a escala

Para obter um resultado comparável entre todos os Estados, foi criada uma escala de zero a um, baseada em patamares mínimos aceitáveis e metas de desenvolvimento. Quanto mais perto de um, mais próximo da meta. Quando mais próximo de zero, mais distante.

A fórmula

É a média geométrica das três dimensões:

iRS = raiz cúbica de Padrão de vida x Educação x Longevidade e segurança

1.0 0.5 0.0 Rio Grande do Sul Outros

PADRÃO DE VIDA

Renda é o parâmetro. Mede qualidade de vida no que se refere aos bens materiais. Usa como critério quanto cada pessoa ganha por mês.

Fonte: Rais

A Relação Anual de Informações Sociais é uma base de dados do Ministério do Trabalho que informa quanto ganham os trabalhadores formais (com carteira assinada) no Brasil.

As informações partem das empresas e estão disponíveis aqui

AS VARIÁVEIS

Renda média do trabalhador, distribuição de renda e ocupação formal.

AS METAS

(A) O salário mínimo considerado necessário, calculado pelo Dieese. Exemplo: em março de 2014, deveria ser R$ 2.992,19.

(B) Baseada em um cálculo estatístico para saber quanto os dados variam em relação à média (coeficiente de variação), a meta é 1, que indica menor desigualdade, e vai até 2, de maior desigualdade.

(C) Ter pelo menos 65% de ocupação formal bruta.

O CÁLCULO

É a média geométrica das três dimensões:


iRS = raiz cúbica de Padrão de vida x Educação x Longevidade e segurança

1.0 0.5 0.0 Rio Grande do Sul Outros

QUALIDADE DO APRENDIZADO

Os indicadores adotados são desempenho dos alunos nas séries iniciais, grau de distorção entre a idade ideal e efetiva do Ensino Médio e, a partir deste ano, foi agregada também uma taxa de matrícula no Ensino Médio. Com isso, toda a série histórica foi revisada. A intenção foi robustecer o indicador. Mesmo assim, o ajuste não modificou as colocações do Estado no índice geral do iRS nos anos anteriores.

Fonte dos dados brutos: Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, realiza a Prova Brasil. Os dados estão disponíveis em portal.inep.gov.br.

AS VARIÁVEIS

Média padronizada em português e matemática da Prova Brasil no 4º ano, taxa que mostra o quanto os jovens estão atrasados em relação à idade ideal, e agora, taxa de matrícula do Ensino Médio. Nessa última variável, a opção foi adotar a faixa etária 15-19 anos. Ainda que a Meta 3 do Plano Nacional de Educação (PNE) seja a ampliação do atendimento do Ensino Médio na faixa etária de 15-17 anos, intervalo ideal, o Brasil conta com grande contingente de jovens que não conclui o Ensino Médio antes dos 19 anos, ou sequer está matriculado nesta etapa.

AS METAS

(A) Nota média padronizada em português e matemática da Prova Brasil no 4º ano, que indica desempenho e qualidade da educação nas séries iniciais.

(B) Taxa de distorção idade-série no Ensino Médio, que mostra o atraso dos jovens ao longo da formação básica.

(C) Taxa de matrícula no Ensino Médio de jovens de 15 a 19 anos

O que é a nota média padronizada?
É um cálculo do próprio Inep, que fornece a média conjunta das provas de português e matemática com base em objetivos pré-definidos.

O CÁLCULO

É a média geométrica das três dimensões:


A fórmula é a média geométrica das três variáveis. Fica assim:
Índice de educação = raiz cúbica de A x B x C

1.0 0.5 0.0 Rio Grande do Sul Outros

EXPECTATIVA DE VIDA E VIOLÊNCIA

Mede a expectativa de vida e o grau de violência ao qual as pessoas estão expostas.
Fonte: Datasus

O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS) é o órgão do Ministério da Saúde responsável por publicar dados relacionados ao sistema, de estatística epidemiológicas a números de mortalidade.
Os dados estão disponíveis em datasus.gov.br.

AS VARIÁVEIS

Índice de mortalidade infantil, taxa de homicídios e mortalidade no transporte (trânsito).

AS METAS

(A) Máximo de nove mortes em cada mil nascidos vivos, uma a menos do que o patamar aceito pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

(B) Chegar a nove assassinatos em cada 100 mil habitantes, um a menos do que a OMS considera endêmico - em saúde pública, patamar abaixo do epidêmico, ou seja, alarmante.

(C) Chegar a nove assassinatos em cada 100 mil habitantes, um a menos do que a OMS considera endêmico.

O CÁLCULO

A fórmula é a média geométrica das três variáveis. Fica assim:


Índice de longevidade e segurança = raiz cúbica de A x B x C

1.0 0.5 0.0 Rio Grande do Sul Outros