A edição do Gauchão Feminino chegou à fase final. A dupla Gre-Nal disputará o título em jogo único marcado para 5 de dezembro, na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha. Enquanto as Gurias Coloradas, atuais bicampeãs, vão em busca do tricampeonato, as Gremistas tentam voltar ao pódio após duas temporadas.
Na disputa pelo título do interior, o Brasil de Farroupilha quer manter a invencibilidade no certame do Interior: conquistou as últimas duas finais. Por outro lado, o Flamengo de São Pedro, estreante no Estadual, disputará uma taça de forma inédita. Este confronto valerá, também, uma vaga no Brasileirão Feminino A-3, anunciado para a próxima temporada. A partida ocorre em 4 de dezembro, no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha.
Inter
Sesc Protásio Alves
Maurício Salgado
No começo de outubro, quando a competição já havia começado, Priscila foi anunciada, junto com Bárbara, como reforço do Inter para o Gauchão Feminino. Ambas vinham do futebol 7 do Rio Grande do Norte com apenas 17 anos. As duas estrearam com gols, mas é Priscila quem assumiu a artilharia das Gurias Coloradas e disputa o posto de maior goleadora do Estado. Ela fez seis jogos — apenas um como titular — e marcou 10 gols, além de uma assistência.
Experiente liderança técnica do elenco, segue jogando tudo o que sabe no ataque das Gurias Coloradas. Aos 32 anos, a baiana exerce liderança dentro de campo orientando as companheiras de setor ofensivo e incentivando as mais novas a buscarem o melhor aproveitamento dos minutos que têm em campo a cada rodada. Repetindo o desempenho desde que chegou ao Inter, mantém a boa média de gols por jogos: foram seis jogos, com oito gols e quatro assistências para a artilheira do time na temporada.
Grêmio
Estádio Vieirão
Patrícia Gusmão
A paulista de 20 anos chegou ao Grêmio em fevereiro de 2021. Conquistou lugar no time titular ainda no Brasileirão e se destacou no Gauchão marcando 11 gols em sete jogos — apenas Eudimilla, colega de time, balançou as redes tantas vezes quanto ela.
Uma das mais experientes do elenco com 30 anos, é a camisa 7 que organiza o meio de campo e tem desempenhado papel importante também no setor ofensivo durante o Gauchão. Marcou dois gols de falta — contra o Brasil-Far na estreia, e sobre o Pelotas na rodada seguinte — e outros oito com bola rolando, além de nove assistências.
Brasil de Farroupilha
Estádio das Castanheiras
(bicampeãs do Interior)
A meia chegou ao Brasil de Farroupilha para a disputa do Gauchão Feminino, e logo mostrou que sabia o peso da camisa 10. Nos 15 gols marcados pela equipe na primeira etapa do Estadual, participou diretamente de 10. Foram cinco gols e cinco assistências. Bruna ainda entra para a história como a primeira atleta do rubro-verde a fazer um hat-trick — na goleada aplicada sobre o Guarany de Bagé. Visão de jogo, construção das jogadas, gols e assistências. Nada falta para a craque do Brasil de Farroupilha.
Chegou ao rubro-verde em 2020, depois de ter se destacado pelo Oriente, na disputa do Estadual. Na quarta rodada da A-2, naquela temporada, estreou pelo time da Serra e, depois daquele dia, nunca mais largou a camisa 1. Incontestável, Sabrina é segura, consistente e, quando foi exigida, já salvou o rubro-verde várias vezes.
Flamengo de São Pedro
CT Futebol com Vida
Tiago Rodrigues
Aos 26 anos, Giza é atleta, mãe e dona de casa. Representa o perfil de grande parte de mulheres que precisam dividir o sonho de se tornar profissional com a realidade que bate à porta. A atacante do Flamengo também é uma das figuras que entraram para a história do Estadual, ao serem as primeiras indígenas na disputa do campeonato.
Foi uma das atletas a se destacar no Flamengo. Bom futebol não falta a ela. Além disso, também conseguiu mostrar isso por meio dos números. Foram dois gols — o primeiro na goleada sobre o Juventude, pela quinta rodada. E, depois, o de empate sobre o Elite, no embate inicial, que acabaria resultando na virada das Gurias do Yucumã. Além de uma assistência ao longo da primeira fase. Pode fazer a diferença na final do interior.
Definidas as semifinais, começam duas novas disputas: título do Estadual e do Interior. Em ambas, o confronto será em jogo único. E, em caso de empate, a decisão será nas penalidades máximas.
Além da taça, o Gauchão Feminino também oferta uma vaga no Brasileirão Feminino A-3. Como Grêmio e Inter já estão garantidos na elite da competição nacional, Flamengo de São Pedro e Brasil de Farroupilha a disputarão. Ou seja, quem conquistar o título do Interior também estará na A-3 em 2022.
A final do Interior terá transmissão da Federação Gaúcha de Futebol, através do canal da FGF no Youtube. Enquanto o Gre-Nal decisivo passará para todo o Estado na RBSTV.
SERC Brasil x EC Flamengo
Data: 04/12/2021 (sábado)
Horário: 17h
Local: Estádio das Castanheiras, em Farroupilha
SC Internacional x Grêmio FBPA
Data: 05/12/2021 (domingo)
Horário: 10h
Local: Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha