No Brasil
No Brasil
Copa América – 2019
Foram quatro as Copas América que já ocorreram no solo brasileiro. E existe uma coincidência entre todas elas: tiveram o mesmo campeão. Para descobrir qual seleção foi a única a levantar a taça em nosso país, confira as edições de 1919, 1922, 1949 e 1989.
1919
Período: 11 a 29 de maio
Arquivo Nacional
Foi a terceira edição do Campeonato Sul-Americano de seleções e contou com a participação de apenas quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Todas as sete partidas foram realizadas no Estádio das Laranjeiras, do Fluminense, inaugurado especialmente para a competição naquele mesmo ano.
Brasil e Uruguai terminaram a fase classificatória empatados com cinco pontos cada. Foi marcada uma partida extra para definir o campeão. Depois de empate em 0 a 0 no tempo normal, foram necessárias duas prorrogações de 30 minutos para a Seleção Brasileira vencer por 1 a 0, gol de Friedenreich.
Campeão
Brasil
Vice
Uruguai
Número de Participantes
4
Jogos
7
Estádios
1
(Laranjeiras)
Cidades-sede
1
(Rio de Janeiro)
Gols
27
Goleadores
Neco (BRA) e Friedenreich (BRA) com 4 gols cada.
1922
Período: 17 de setembro a 22 de outubro
Três anos depois do primeiro título, o Brasil decidiu comemorar o centenário de sua independência sediando um novo Sul-Americano. A Conmebol atendeu e todas as partidas foram novamente realizadas em uma única sede e um único estádio: as Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
A fórmula foi a mesma e a surpresa foi que três times terminaram empatados em pontos a fase classificatória: Brasil, Paraguai e Uruguai. Entretanto, os uruguaios desistiram da fase final alegando inconformidade com a arbitragem. Brasil e Paraguai foram para o jogo-extra decisivo e os brasileiros, com dois gols de Formiga e um de Neco, despacharam os paraguaios e conquistaram o bi.
Campeão
Brasil
Vice
Paraguai
Número de Participantes
5
Jogos
11
Estádios
1
(Laranjeiras)
Cidades-sede
1
(Rio de Janeiro)
Gols
22
Goleadores
Francia (ARG) com 11 gols
1949
Período: 3 de abril a 11 de maio
Passaram-se 27 anos do bicampeonato para o Brasil chegar ao tri. E foi necessário ser sede do Campeonato Sul-Americano mais uma vez. A novidade foi o aumento no número de estádios abrigando as partidas. Saímos de um para cinco. Também dobrou o número de participantes, mesmo com a ausência da Argentina, que optou por não participar do torneio. Brasil e Paraguai terminaram a fase classificatória empatados em pontos e no jogo-extra, os brasileiros fizeram 7 a 0 nos paraguaios com show de Ademir de Menezes, Tesourinha e Jair da Rosa Pinto.
Campeão
Brasil
Vice
Paraguai
Número de Participantes
8
Jogos
29
Estádios
5
(General Severiano, São Januário, Pacaembu, Vila Belmiro e Independência)
Cidades-sede
4
(Rio de Janeiro, São Paulo, Santos e Belo Horizonte)
Gols
135
Goleadores
Jair da Rosa Pinto (BRA) com 9 gols.
1989
Período: 1º a 16 de julho
Foi tiro curto. Em apenas 16 dias, 26 partidas foram realizadas e o Brasil chegou ao tetracampeonato acabando com um jejum de 40 anos em competições sul-americanas. Outra vez, o título veio quando o país sediou o torneio.
A seleção sofreu na primeira fase, recebendo muitas vaias em Salvador, após dois empates em 0 a 0 com Peru e Colômbia, respectivamente. Ameaçado de eliminação, o Brasil mudou de sede na última rodada da fase classificatória e no Recife, venceu o Paraguai e se garantiu no quadrangular decisivo.
A partir daí, foram três jogos em cinco dias no Maracanã e com apresentações históricas diante de Argentina, Paraguai e Uruguai, a taça foi conquistada.
Campeão
Brasil
Vice
Uruguai
Número de Participantes
10
Jogos
26
Estádios
4
(Maracanã, Fonte Nova, Arruda e Serra Dourada)
Cidades-sede
4
(Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Goiânia)
Gols
55
Goleadores
Bebeto (BRA) com 6 gols.