POR DENTRO DO

Por três dias, Santa Cruz do Sul transforma-se na capital das tradições gaúchas. Desta sexta até domingo, representantes de diversos CTGs se apresentam em diferentes modalidades, com destaque para as danças tradicionais. Saiba mais sobre o evento que reúne, em média, 60 a 80 mil espectadores.

Publicado em 18 de novembro de 2016

design

Thais Longaray

texto

Nathália Carapeços

EDIÇÃO

Vanessa Scalei

ILUSTRAÇÕES

Gabriel Renner

O QUE É O ENCONTRO

DE ARTES E TRADIÇÃO GAÚCHA

Um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina, o Enart nasceu com outro nome: Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, popularmente conhecido como Festival Estadual do Mobral. Na década de 1970, o Movimento Brasileiro de Alfabetização tentava combater o alto nível de analfabetismo no país. À época, o professor e advogado Praxedes da Silva Machado, responsável cultural pelo Mobral, uniu o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) para criar um projeto que, além de alfabetizar, também divulgasse a cultura e reforçasse os valores artísticos. Assim foi concebido o Festival Estadual do Mobral, com a premissa de ser itinerante.

O evento traz apresentações da tradição gaúcha em diferentes modalidades, como danças tradicionais, chula, trova, gaita e violão - é aberto ao público, com cobrança de ingressos.

SELEÇÃO

O Enart é exclusivo a entidades e seus associados filiados ao MTG, maiores de 15 anos. O foco da competição são artistas amadores - exceto os músicos das Forças A e B de Danças Tradicionais, que podem ser profissionais. Cerca de cinco meses antes da final, os grupos se inscrevem gratuitamente para as primeiras seleções. Para chegar a finalíssima, os competidores enfrentam duas etapas anteriores: regional (maio, junho e julho) e inter-regional (a partir de agosto). CTGs e artistas que passarem pelas fases eliminatórias chegam a grande final em Santa Cruz do Sul, que ocorre entre 18 a 20 de novembro. Na maioria das modalidades, os campeões do ano anterior classificam-se automaticamente para a fase final.

pessoas competem no encontro

modalidades

oficiais

Cartão de Identidade Tradicionalista

É a "carteira de identidade" do gaúcho. O tradicionalista recebe do CTG filiado ao MTG um cartão de identificação individual. Para participar de qualquer concurso realizado pelo movimento é necessário apresentar esse cartão.

Curso de Formação Tradicionalista

É um curso oferecido pelo MTG, em diferentes níveis. O objetivo é ampliar o conhecimento do tradicionalista, como se fosse uma capacitação. Os jurados do Enart, por exemplo, precisam ter feito esse curso.

Acampamento em Santa Cruz

Durante o Enart, participantes do evento e a torcida dos CTGs costumam acampar no Parque da Oktoberfest. É quase uma segunda festa: os acampantes fazem churrascos, rodas de música e chimarrão.

Em média, reúne de 60 a 80 mil espectadores.