COMO FUNCIONA

Os classificados em cada modalidade enfrentam mais uma fase classificatória e a finalíssima em Santa Cruz do Sul. Toda a programação ocorre no Parque da Oktoberfest (Galvão Costa, 955). Há 10 palcos simultâneos.

A programação começa no fim da tarde de sexta-feira e se estende até a noite de domingo. No primeiro dia, ocorre a abertura oficial (com apresentação do vencedor do ano anterior) e já se iniciam as etapas classificatórias da maior parte das modalidades.

O sábado concentra as eliminatórias e, no domingo, são disputadas as finalíssimas. No caso das Danças Tradicionais, a principal modalidade do encontro, 40 grupos disputam cada força, sendo que 20 se classificam para a final.

O JÚRI

Cada modalidade tem uma comissão julgadora diferente. Quem determina os escolhidos para o júri é o próprio MTG, e os jurados precisam ser técnicos que fizeram cursos na instituição.

São avaliados diferentes critérios, como correção coreográfica, harmonia, interpretação e indumentária. Em cada modalidade, as notas dos quesitos são somadas e o grupo com a maior pontuação leva o prêmio.

As notas da classicatória e da finalíssima não são cumulativas.

Poderá haver também uma comissão de revisores para algumas notas específicas.

A diretoria do MTG manterá as planilhas de avaliação para possíveis consultas pelo prazo de 90 dias após a realização do evento. Neste ano, haverá uma novidade: as notas ficarão visíveis no telão logo após a apresentação do grupo de danças tradicionais.

PREMIAÇÃO

Não há premiação em dinheiro. Os vencedores em cada modalidade recebem troféus. Além da premiação das modalidades, há também as categorias Troféu Marca Grande, Destaque do Enart, Melhor Acampamento e Grupo de Danças mais Popular.

Com 11 títulos, o CTG Aldeia dos Anjos é o maior campeão do Enart