Começa neste fim de semana o Brasileirão, o mais equilibrado dos campeonatos de futebol do planeta. Como sempre, sem que se possa se apostar em um favorito, como ocorre na Espanha, por exemplo, onde Barcelona e Real Madrid, com honrosas exceções, sempre erguem a taça no final. Aqui, serão oito meses de disputa por pontos corridos, sem o mata-mata decisivo que agrada a tantos. Três estações do ano serão cobertas pelo campeonato. Com início em outono, o Brasileirão irá entrar pelo inverno e primavera, só se encerrando às vésperas do verão. Não irá parar nem mesmo durante a Copa América Centenário, em junho, e os Jogos Olímpicos, em agosto. Isso determinará que muitos clubes se vejam desfalcados de seus melhores jogadores por algumas rodadas. Em dezembro, saberemos quem foi campeão, quais clubes se credenciaram à Libertadores e quem foi rebaixado. Não faltarão emoções.

reportagem

Luís Henrique Benfica

 

edição

Cristiel Gasparetto

 

design

Diogo Perin

Leonardo Azevedo

JOÃO RICARDO

O DESTAQUE

Nem Victor, muito menos Fábio. Em 2016, o melhor goleiro do futebol mineiro é João Ricardo, do América-MG. Suas virtudes foram confirmadas no primeiro jogo da decisão do Estadual, em que defendeu pênalti batido por Robinho. Para frear o assédio de outros clubes da Série A, o América fixou seus direitos em R$ 50 milhões.

AMÉRICA-MG

Em sua volta à Série A após quatro anos de ausência, o América-MG não traça maiores planos, a não ser o de se conservar na elite. Mas, sob o comando de Givanildo Oliveira, o time se prepara para mostrar ao país nomes como o goleiro João Ricardo e o atacante Osman, ambos de luxuosa participação no Campeonato Mineiro, conquistado pelo time. O lateral-esquerdo Bryan poderia ser incluído nesta lista, mas está próximo de um acordo com o Cruzeiro.

No meio, um dos destaques é o gaúcho Leandro Guerreiro, 37 anos, ex-Inter e Botafogo. Por enquanto, não há perspectiva de novas contratações. O último a chegar foi o centroavante Borges, 35 anos, ex-Grêmio, que atuou em 2015 pela Ponte Preta.

América Futebol Clube

 

Fundação

30 de abril de 1912

 

Presidente

Alencar Magalhães da Silveira Júnior

 

Site www.americamineiro.com.br

 

Títulos nacionais

Não tem

 

Posição em 2015

Não disputou

ROBINHO

O DESTAQUE

Trazido em fevereiro do futebol chinês, o veterano Robinho, 32 anos, justifica o esforço da direção. Goleador do campeonato mineiro e com bom desempenho também na Libertadores, tem impressionado pela boa forma física. Foi fixado por Diego Aguirre pelo lado esquerdo do ataque.

ATLÉTICO-MG

O Atlético-MG entra no Brasileirão como candidato ao título. Esteve perto da conquista em 2012 e 2015, anos em que só foi superado pelas campanhas acima da média de Fluminense e Corinthians. Boa parte de sua torcida ainda não havia nascido em 1971, quando Rei Dadá e companhia, comandados por Telê Santana, conquistaram a única taça da história do clube na competição.

A perda do título Mineiro gera críticas a Diego Aguirre, mas ele ainda conta com a confiança da maioria da torcida. A direção contratou Carlos Eduardo, ex-Grêmio, e Clayton, ex-Figueirense. Mas teme perder o argentino Lucas Pratto para o futebol chinês.

Clube Atlético Mineiro

 

Fundação

25 de março de 1908

 

Presidente

Daniel Nepomuceno

 

Site

www.atletico.com.br

 

Títulos nacionais

1 Campeonato Brasileiro (1971) e 1 Copa do Brasil (2014)

 

Posição em 2015

WALTER

O DESTAQUE

Depois de acirrada disputa com o Sport, o Atlético-PR conseguiu manter o centroavante Walter. Para justificar o investimento da direção, o centroavante prometeu perder 15 quilos – e cumpriu. Com a conquista do título paranaense, seu prestígio segue inalterado.

ATLÉTICO -PR

Vencedora de uma acirrada disputa eleitoral no final do ano passado, a direção do Atlético-PR assumiu com a promessa de títulos. Perdeu a final da Primeira Liga para o Fluminense, mas ergueu a taça no Estadual. No Brasileirão, a luta é por vaga na Libertadores. Fugindo um pouco aos seus padrões, o clube investiu em nomes conhecidos, como os zagueiros Paulo André e Thiago Heleno e o centroavante André Lima. Sonho de consumo do Grêmio no início do ano, o meia-atacante Nikão foi mantido. Paulo Autuori crê que Marcos Guilherme consiga recuperar o potencial apresentado em 2015. Já a torcida aposta no carisma do goleiro Weverton e do polêmico centroavante Walter.

Clube Atlético Paranaense

 

Fundação

26 de março de 1924

 

Presidente

Mario Celso Petraglia

 

Site

www.atleticoparanaense.com

 

Títulos nacionais

1 Campeonato Brasileiro (2001) e Campeão Brasileiro da Série B (1995)

 

Posição em 2015

10º

O DESTAQUE

Aos 33 anos e desde 2009 como titular, o goleiro Jefferson segue com seu prestígio em alta. Mesmo que seu nome não conste mais da lista de convocados do técnico Dunga. Uma de suas especialidades é defender cobranças de pênaltis.

JEFFERSON

BOTAFOGO-RJ

O torcedor do Botafogo é realista. Com orçamento enxuto, sabe que o clube não deve sonhar com voos maiores em 2016. Com um elenco modesto, recheado por jogadores argentinos e paraguaios, manter-se na Série A já será um grande negócio. É verdade, contudo, que o bom desempenho no campeonato carioca dá maior ânimo.

O técnico Ricardo Gomes deu padrão de jogo ao time, apesar da falta de estrelas. O bom desempenho reduziu a cobrança por mais reforços. Além do goleiro Jefferson, destacam-se o zagueiro argentino Carli e o meia-atacante uruguaio Salgueiro, ex-Estudiantes e Olimpia-PAR.

Botafogo de Futebol e Regatas

 

Fundação

1º de julho de 1894

 

Presidente

Carlos Eduardo Pereira

 

Site

www.botafogo.com.br

 

Títulos nacionais

1 campeonato brasileiro (1995)

 

Posição em 2015

Não disputou

BRUNO

RANGEL

O DESTAQUE

Mesmo ameaçado de perder a posição para Kempes, Bruno Rangel é goleador e ídolo da torcida. Maior artilheiro da história do clube, ele se consagrou ainda mais ao marcar o gol do título catarinense, no último domingo.

CHAPECOENSE

Em seu terceiro ano consecutivo na Série A, a Chapecoense ainda não traça planos mais audaciosos. Mesmo que o nome da cidade já seja conhecido em todo o país, o projeto é conservador. Não cair segue como meta prioritária.

O fator local é apontado como um diferencial. É na Arena Condá que o time se impõe sobre seus adversários _ que o digam Inter e Palmeiras (foram goleado por 5 a 0 em Chapecó). No Brasileirão passado, o aproveitamento em casa foi de 56%. No Catarinense, chegou a 74%.

Cigano do futebol, Cleber Santana é o cérebro da Chapecoense. Jogador com maior número de assistências, é  sob seu comando que a equipe se organiza em campo. No campeonato catarinense, sua importância foi vital. Será seu segundo Brasileirão com a camisa do time do oeste catarinense.  O técnico Guto Ferreira também aposta no volante Gil. Por enquanto, o único reforço é o atacante Thiaguinho, do Metropolitano.

Associação Chapecoense de Futebol

 

Fundação

10 de maio de 1973

 

Presidente

Sandro Pallaoro

 

Site

www.chapecoense.com

 

Títulos nacionais

não tem

 

Posição em 2015

14º

ELIAS

O DESTAQUE

Nome certo em todas as listas de Dunga, o volante Elias é a estrela do Corinthians no Brasileirão. Pelo menos enquanto não acertar sua transferência para o futebol chinês, um desejo que o jogador não esconde. Volante móvel, é útil tanto na marcação quanto nas chegadas à frente, contribuindo com muitos gols para o time.

CORINTHIANS

Faltam ao Corinthians jogadores capazes de decidir uma partida. Desde a ida de Renato Augusto e Jadson  para a China, o time perdeu a criatividade que fez dele campeão brasileiro em 2016. Quando Vagner Love acertou-se com o Monaco, a fonte dos gols secou. Tite, que não conseguiu remontar a equipe em meio a Libertadores, agora clama por reforços.

Endividada, a direção não faz promessas mais audaciosas. Chegaram, por enquanto, o volante Camacho, jogador com melhor média de passe do Campeonato Paulista, e o atacante Bruno Paulo, ambos do Audax. A conclusão é de que, na Libertadores, o clube chegou onde suas forças lhe permitiram. Não se trata de um time fraco, mas não dá ao torcedor a esperança de título.

Sport Clube Corinthians

 

Fundação

1º de setembro de 1910

 

Presidente

Roberto de Andrade

 

Site

www.corinthians.com.br

 

Títulos nacionais

 

Posição em 2015

KLEBER

O DESTAQUE

Foi difícil o começo de Kleber Gladiador no Coritiba, há um ano. Sem condição física, não teve sequência de jogos e chegou a afirmar que abriria mão de receber salários. A realidade alterou-se no começo de 2016 e ele virou um dos goleadores brasileiros da temporada. O Brasileirão pode ser o palco para a retomada da antiga performance.

CORITIBA

A torcida do Coritiba não sonha com título. Já se dará por satisfeita se for poupada do drama vivido nas últimas edições do Brasileirão, em que chegou às rodadas finais escapando da zona de rebaixamento. Dois veteranos carregam a esperança de um campeonato decente. O primeiro é Juan, ex-lateral esquerdo de São Paulo e Flamengo, que ganhou novo fôlego ao se converter em armador. O outro é o atacante Kleber Gladiador, que, livre das lesões da época do Grêmio, voltou a atuar bem e marcar gols no Campeonato Paranaense.

Na defesa, os nomes mais conhecidos são o lateral direito Ceará, ex-Inter, e o zagueiro Luccas Claro. O clube também se reforçou no mercado paraguaio, de onde trouxe o atacante Ortega, ex-Deportivo Luqueño.

Coritiba Futebol Clube

 

Fundação

12 de outubro de 1909

 

Presidente

Rogério Portugal Bacellar

 

Site

www.coritiba.com.br

 

Títulos nacionais

1 Campeonato Brasileiro (1985)

 

Posição em 2015

15º

ALISSON

O DESTAQUE

O atacante Alisson, 22 anos, começa a temporada como destaque de uma equipe que ainda tenta se reerguer depois do desmanche sofrido em 2015. Sua impetuosidade agrada aos torcedores. O risco será desfalcar o time em virtude da convocação para os Jogos Olímpicos.

CRUZEIRO

Às vésperas da estreia, o Cruzeiro anunciou o técnico Paulo Bento, treinador da seleção portuguesa na Copa do Mundo de 2014. Ele assume o lugar de Deivid, que  fracassou no primeiro semestre. Antes de acertar com o português, o clube ouviu as recusas de Jorginho, Abel Braga e Marcelo Oliveira.

Por enquanto, os únicos reforços são o lateral Lucas e o meia Robinho, buscados no Palmeiras em uma troca por Fabiano e Fabrício, além de Bryan, lateral do América-MG.

O clube sonha com o meia Diego, ex-Santos, do Fenerbahçe-TUR.

Cruzeiro Esporte Clube

 

Fundação

2 de janeiro de 1921

 

Presidente

Gilvan de Pinho Tavares

 

Site

www.cruzeiro.com.br

 

Títulos nacionais

4 campeonatos brasileiros (1966, 2003, 2013 e 2014) e 4 Copas do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003)

 

Posição em 2015

O DESTAQUE

Contratado em meio ao Campeonato Catarinense para tirar o Figueirense da crise, o ex-colorado Rafael Moura cumpriu a sua missão. Fez gols, assumiu o comado do time dentro de campo e virou ídolo dos torcedores. Seu bom desempenho ajuda a compensar a frustração pela saída do goleador Clayton, cedido ao Atlético-MG.

RAFAEL

MOURA

FIGUEIRENSE

Para não correr risco de rebaixamento, como em 2015, o Figueirense foi às compras. O sinal de alerta havia sido ligado ainda no primeiro turno do Campeonato Catarinense. A péssima campanha fez a direção trazer de volta o técnico Vinícius Eutrópio, responsável pela chegada do clube à Série A em 2013. Depois, vieram Rafael Moura, o volante Ferrugem e o meia Bady. Se os reforços não foram suficientes para levar a equipe à final do Estadual, ao menos debelaram a crise.

Para o Brasileirão, chegaram o goleiro Gatito Fernández, filho de Gato Fernández, ex-Inter. Mas a vaga deverá ficar com Thiago Rodrigues, ex-Guarani de Palhoça. Caso supere os problemas físicos, o veterano Carlos Alberto também poderá ajudar.

Figueirense Futebol Clube

 

Fundação

12 de junho de 1921

 

Presidente

Wilfredo Brillinger

 

Site

www.figueirense.com.br

 

Títulos nacionais

não tem

 

Posição em 2015

16º

GUERRERO

O DESTAQUE

A temporada está longe de ser a ideal para o peruano Paolo Guerrero. Os gols têm surgido em escala menor, o que se reflete em forma de críticas. Sua biografia, contudo, que inclui gols que entraram para a história do Corinthians, como o Mundial no Japão, ainda faz dele a estrela do Flamengo para o Brasileirão.

FLAMENGO

É no meio-campo que o Flamengo assenta as suas bases para o Brasileirão 2016. Ao lado de Willian Arão, ex-Botafogo, o colombiano Cuéllar e o argentino Mancuello ditam o ritmo da equipe e abastecem os atacantes Marcelo Cirino e Paolo Guerrero. Fernandinho, ex-Grêmio, ainda está em fase de adaptação e, por enquanto, é alternativa entre os reservas.

Ainda com resultados opacos, o técnico Muricy Ramalho passa a sofrer as primeiras contestações. Especialista em competições de pontos corridos, ele tem a chance de redimir-se ao longo da temporada. Com as finanças organizadas, o clube acena com mais verbas para contratações. Sem o Maracanã, o time deverá mandar suas partidas em Volta Redonda e Brasília. O esquema, 4-4-2, é, na verdade um 4-3-3 disfarçado.

Clube de Regatas Flamengo

 

Fundação

15 de novembro de 1895

 

Presidente

Eduardo Bandeira de Mello

 

Técnico

Muricy Ramalho

 

Site

www.flamengo.com.br

 

Títulos nacionais:

6 Campeonatos Brasileiros (1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009) e 3 Copas do Brasil (1990, 2006 e 2013)

 

Posição em 2015

12º

FRED

O DESTAQUE

O ano não tem sido fácil para Fred. Primeiro, o centroavante perdeu a queda de braço para o técnico Levir Culpi, com quem não pretendia mais trabalhar. Em campo, já são 10 partidas sem fazer gol. Ainda assim, o prestígio acumulado ao longo de oito anos faz dele a maior estrela do Fluminense para o Brasileirão.

FLUMINENSE

O Fluminense ainda não descobriu a fórmula para preencher a lacuna aberta pelo fim da parceria com a Unimed. Desde o rompimento, no ano passado, a redução no investimento no futebol chega a 60%, o que diminui a margem para contratações de maior vulto. Ainda assim, o clube sonha com o seu terceiro título brasileiro.

Para isso, aposta em um veterano e em dois jovens. Aos 32 anos, Fred segue como a estrela da companhia. Mas o crescimento de Gustavo Scarpa, o melhor jogador da equipe na temporada, anima a torcida. Assim como Richarlison, 19 anos recém completados. Atacante trazido do América-MG, ele iniciou muito bem a temporada, mas parou por lesão. Herdará a vaga de Gerson, que voltará a Roma em junho.

Fluminense Futebol Clube

 

Fundação

21 de julho de 1902

 

Presidente

Peter Siemsen

 

Site

www.fluminense.com.br

 

Títulos nacionais

3 Campeonatos Brasileiros (1984, 2010 e 2014)

 

Posição em 2015

13º

GEROMEL

Carlos Macedo -BD

O DESTAQUE

Em 2015, quando a defesa do Grêmio foi a segunda melhor do Brasileirão, boa parte dos méritos ficaram com Pedro Geromel. Uma das poucas contratações que deram bom resultado nos últimos anos, ele desponta outra vez como o destaque da equipe quando se abre mais um Brasileirão. Para a torcida e boa parte dos críticos, merece vaga na Seleção Brasileira.

GRÊMIO

Eliminado nas três competições da temporada – Gauchão, Primeira Liga e Libertadores –, o Grêmio começa o Brasileirão sob pressão. Não passa ileso nem mesmo o técnico Roger Machado, cujo comando foi decisivo para o reerguimento do time no ano passado. Mesmo contestado, o time não deverá passar

por modificações radicais nas

primeiras rodadas.

O clube buscou o lateral-direito Edílson como opção para Ramiro e ainda está atrás de um lateral-esquerdo, um zagueiro e um armador. No meio, a tendência é de que o garoto Lincoln, pouco a pouco, passe a ocupar  espaço de Douglas. Na frente, o equatoriano Bolaños poderá fazer a diferença.

Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense

 

Fundação

15 de setembro de 1903

 

Presidente

Romildo Bolzan Jr.

 

Site

www.gremio.net

 

Títulos nacionais

2 Campeonatos Brasileiros (1981 e 1996) e 4 Copas do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001)

 

Posição em 2015

VITINHO

O DESTAQUE

Ainda que o desempenho tenha caído um pouco na reta final do Gauchão, o atacante Vitinho é o destaque do time. Dono de um chute potente, ganhou força a partir da chegada de Argel Fucks e marcou gols importantes no último Brasileirão. Ainda mantém uma remota esperança de defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos.

INTERNACIONAL

Mesmo campeão gaúcho, o Inter reconhece suas limitações e se reforça para o Brasileirão. No caso do goleiro Danilo Fernandes, ex-Sport, trata-se de uma reposição, já que Alisson está indo para a Roma. Também estão de chegada o volante Anselmo, do Joinville, e o meia venezuelano Seijas, do Santa Fe-COL, esse apenas na metade do ano.

A direção busca um centroavante, que pode ser o argentino Ariel, do Pachuca-MEX. A volta de Valdívia, após cirurgia, é um luxuoso acréscimo ao grupo e serve para afastar uma sensação de fragilidade passada pela equipe, apesar manutenção da hegemonia estadual. O torcedor sonha com o título nacional, conquistado pela última vez em 1979.

Sport Club Internacional

 

Fundação

4 de abril de 1909

 

Presidente

Vitorio Piffero

 

Site

www.internacional.com.br

 

Títulos nacionais

3 Campeonatos Brasileiros (1975, 1976 e 1979) e 1 Copa do Brasil (1992)

 

Posição em 2015

PRASS

O DESTAQUE

O gaúcho Fernando Prass, 37 anos, é o maior ídolo da torcida. Fundamental na conquista da Copa do Brasil de 2015, foi um dos poucos que se salvaram na Libertadores deste ano.

PALMEIRAS

Ancorado nos milhões do presidente Paulo Nobre, o Palmeiras corre atrás de um craque para o Brasileirão. Trata-se de um pedido feito pelo treinador Cuca logo após a queda na Libertadores, competição que escancarou as carências técnicas da equipe.

Na mesma entrevista, o técnico prometeu o título brasileiro de 2016. Por enquanto, o único acréscimo é Tchê Tchê, misto de lateral e meia do Audax. Falta ainda escolher o nome que entrará como a cereja do bolo. O ex-lateral colorado Fabrício, trazido do Cruzeiro na troca por Robinho, deverá iniciar a competição como meia. Apesar de respeitados, jogadores como Zé Roberto, Lucas Barrios e Rafael Marques não têm lugar no time.

O garoto Gabriel Jesus, 19 anos, que encantou o país em 2015, é a aposta do Palmeiras para mais um Brasileirão. Amadurecido pela Libertadores, também é candidato a uma vaga no ataque da seleção olímpica. Detentor de apenas 30%  de seus direitos, o Palmeiras espera que este seja o ano de sua afirmação para incluí-lo em uma negociação com o futebol europeu.

Sociedade Esportiva Palmeiras

 

Fundação

26 de agosto de 1914

 

Presidente

Paulo Nobre

 

Técnico

Cuca

 

Site

www.palmeiras.com.br

 

Títulos nacionais

4 Campeonatos Brasileiros (1972,1973, 1993,1994) e 3 Copas do Brasil (1998, 2012 e 2015)

 

Posição em 2015

WELLINGTON

PAULISTA

O DESTAQUE

Atacante com passagens destacadas por Botafogo e Cruzeiro, Wellington Paulista é uma das esperanças de gol da Macaca. O atleta de 32 anos, que jogou no Inter em 2014, foi um dos destaques da Ponte no Paulistão.  No Brasileiro, terá a concorrência (ou parceria) de Roger.

PONTE PRETA

Com as contratações de Galhardo e Roger, respectivamente um dos melhores meias do Paulistão e o goleador do campeonato, a Ponte Preta tenta o milagre da permanência  na Série A. Esse é o pensamento de seus torcedores, cujo único consolo é ver o rival Guarani quase sumido do cenário do futebol brasileiro.

A direção é muito criticada. Quando a temporada se iniciou, ela teve a ousadia de afirmar que o clube brigaria pela conquista do título do Paulistão. A participação, contudo, foi frustrante, com eliminação ainda na primeira fase. O técnico Eduardo Baptista, contratado em abril, já é o terceiro da temporada – Vinícius Eutrópio e Gallo foram os anteriores. Ela já anunciou que ainda espera pelo menos cinco reforços. Nenhum deles muito caro.

Associação Atlética Ponte Preta

 

Fundação

11 de agosto de 1900

 

Presidente

Vanderlei Pereira

 

Site

www.pontepreta.com.br

 

Títulos nacionais

Nenhum

 

Posição em 2015

11º

 

GRAFITE

O DESTAQUE

Ninguém mexe mais com a torcida do Santa Cruz do que Grafite. O carinho virou devoção depois que o centroavante, de 37 anos, recusou, ao retornar do Exterior, uma oferta bem mais vantajosa do Botafogo para voltar a vestir a camisa do clube pernambucano. Nas lojas do clube, sua camisa é a que mais vende.

SANTA CRUZ

De volta à Série A após 10 anos, o Santa Cruz tem bem claro o seu limite. Sua luta será para não sofrer um novo rebaixamento. A década no limbo só fez aumentar a paixão dos torcedores, que sempre lotam o Arruda. Quando houve a queda, ou o torcedor abraçava a causa ou o clube fecharia as portas, contam os jornalistas que acompanham o time.

A conquista da Copa do Nordeste, espécie de Liga dos Campeões da região, e do título estadual, comprovam que valeu a pena o esforço. Depois de Grafite, o jogador de maior popularidade é o meia João Paulo, ex-Inter. A direção, que trouxe do Aucas-EQU o meia Alex Bolaños, irmão do atacante do Grêmio, promete agora um camisa 10 de renome, capaz de atrair tantos associados quanto Grafite e ser o garçom da equipe no Brasileirão.

Santa Cruz Futebol Clube

 

Fundação

3 de fevereiro de 1914

 

Presidente

Alírio Moraes

 

Site

www.santacruzpe.com.br

 

Títulos nacionais

não tem

 

Posição em 2015

não disputou

GABRIEL

O DESTAQUE

Aos 19 anos, o atacante Gabriel, o Gabigol, já é realidade. Em abril, ele alcançou a marca de 50 gols como profissional. Titular da seleção olímpica, o jogador desperta a cobiça de gigantes da Europa, como o Real Madrid.

SANTOS

A ameaça de um desmanche assusta a torcida do Santos. A abertura da janela de transferências, na metade do ano, poderá levar embora os atacantes Gabriel e Ricardo Oliveira, o lateral-esquerdo Zeca e o meia Lucas Lima, que há muito tempo insiste em deixar o clube. Por isso, a direção corre atrás do meia argentino Emiliano Vechio, que atua no Catar, e do atacante Marlos Moreno, do Atletico Nacional-COL.

Também está nos planos o zagueiro Fábian Noguera, do Banfield-ARG. Por enquanto, o único reforço é o centroavante Rodrigão, da Campinense-PB, um dos goleadores brasileiros na temporada. O objetivo é conseguir uma vaga na Libertadores.

Santos Futebol Clube

 

Fundação

14 de abril de 1912

 

Presidente

Modesto Roma Júnior

 

Site

www.santosfc.com.br

 

Títulos nacionais

2 campeonatos brasileiros (2002 e 2004) e 1 Copa do Brasil (2010)

 

Posição em 2015

O DESTAQUE

Muito criticado pela torcida no começo do ano, Michel Bastos se consolidou como titular e virou peça importante no esquema do técnico Edgardo Bauza. Na Libertadores, marcou gol contra o Toluca, no México, partida que confirmou a equipe nas quartas de final.

MICHEL BASTOS

SÃO PAULO

O São Paulo ingressa no Brasileirão já sabendo que, na metade do ano, perderá o goleador argentino Calleri, cujo destino é a Europa. Para tanto, corre atrás de Larrondo, do Rosario Central-ARG. Mas isto não basta para o técnico Edgardo Bauza. Ele quer pelo menos mais dois reforços, possivelmente estrangeiros. Bauza, a rigor, segue sem ser unanimidade entre os torcedores, mesmo que, sob seu comando, a equipe tenha avançado às quartas de final da Libertadores.

O estilo do treinador é considerado excessivamente defensivo, o que não combina com a tradição do clube. A torcida sonha com a retomada dos tempos em que o clube dominava o país, com três títulos consecutivos (2006, 2007 e 2008). No ano passado, o time chegou a ensaiar uma corrida rumo à taça, mas acabou como quarto colocado.

Na pré-lista de Dunga para a Copa América, Paulo Henrique Ganso melhorou sua imagem com a torcida após boas atuações na Libertadores.

São Paulo Futebol Clube

 

Fundação

25 de janeiro de 1930

 

Presidente

Carlos Alberto Barros e Silva

 

Site

www.saopaulofc.net

 

Títulos nacionais

6 Campeonatos Brasileiros: (1977, 1986, 1991, 2006, 2007, 2008)

 

Posição em 2015

DIEGO

SOUZA

O DESTAQUE

Ao dizer não ao Fluminense em março e voltar ao Sport, Diego Souza viu consolidada a sua condição de ídolo maior da torcida. Aos 30 anos, mantém o vigor físico para as arrancadas e a precisão nos arremates, que o levaram a marcar nove gols no último Brasileirão.

SPORT

Potência do futebol nordestino, o Sport sonha com a Libertadores. Agora comandada por Oswaldo de Oliveira, contratado para o lugar de Falcão, a equipe pernambucana tenta dar um salto maior do que em 2016, quando lutou até o fim por uma das vagas no torneio continental.

Além de Diego Souza, o goleiro Magrão, que reassume a titularidade com a ida de Danilo Fernandes para o Inter, são apostas do clube para uma boa campanha o veterano zagueiro Durval e o meia chileno Mark González, com passagem pelo Liverpool-ING e provável convocado para a Copa América. A direção promete mais reforços.

Sport Club do Recife

 

Fundação

13 de Maio de 1905

 

Presidente

João Humberto Martorelli

 

Site

www.sportrecife.com.br

 

Títulos nacionais

Conforme a CBF, foi campeão brasileiro de 1987

Posição em 2015

MARINHO

O DESTAQUE

Nenhum jogador desfruta de maior prestígio junto aos torcedores do que o atacante Marinho. Pérola da base do Fluminense, foi contratado pelo Inter em 2009 e jamais se firmou. Depois de rodar por clubes como Náutico e Ceará, parou no Cruzeiro, que o emprestou ao Vitória. Com gols e assistências, Marinho parece, finalmente, ter achado o seu caminho.

VITÓRIA-BA

O tempo de preparação é uma das armas do Vitória para o Brasileirão. Como não participou da Copa do Nordeste, a equipe teve calendário mais folgado, o que permitiu a Vagner Mancini a chance de realizar experiências para o Brasileirão, sem descuidar do Estadual. Ainda assim, cronistas de Salvador enxergam a equipe com poucas condições de fazer uma campanha mais empolgante. No máximo, apostam na permanência na Série A.

Na defesa, o destaque é o lateral-esquerdo Diego Renan, ex-Cruzeiro e Vasco. Na frente, além de Marinho, a torcida aposta em Kieza, que atuou em 2015 pelo rival Bahia, e no veterano Dagoberto, ex-São Paulo e Inter. O meio, que ainda conta com Leandro Domingues, é visto como o setor menos confiável.

Esporte Clube Vitória

 

Fundação

13 de maio de 1899

 

Presidente

Raimundo Viana

 

Site

www.ecvitoria.com.br

 

Títulos nacionais

Não tem

 

Posição em 2015

Não disputou