
Após o Enem avaliar os conhecimentos dos 6,2 milhões de candidatos que participaram das provas no último fim de semana, chegou a vez de virar o jogo: o exame passou no teste de qualidade? Com a responsabilidade de definir o ingresso de estudantes em diversas universidades públicas e particulares de todo o Brasil, o Enem tem uma importância que cresce a cada ano - e, assim, a cobrança sobre os conteúdos exigidos também aumenta.
Confira o gabarito oficial do Enem 2014
Em geral, os professores concordam que a avaliação vem evoluindo desde 2009, quando se tornou complemento ou até substituição aos vestibulares. No entanto, criticam a presença constante de textos longos e, em consequência, o pouco tempo para resolver tantas questões: 180 ao todo, mais a redação. A interdisciplinaridade - quando assuntos de mais de uma matéria se misturam - e a aproximação da teoria com o cotidiano, por outro lado, são vistas com bons olhos.
- (Os organizadores do exame) têm conseguido evoluir ano a ano, os assuntos estão cada vez mais contextualizados - analisa Diego Zanella, professor de matemática no Unificado. - Mas as provas são muito cansativas, especialmente no segundo dia, e sempre falta tempo para responder a tudo.
Leia as últimas notícias sobre vestibular e Enem
Sábado equilibrado, domingo cansativo
Neste ano, as provas de Ciências Humanas e da Natureza, ambas realizadas no primeiro dia, foram bem avaliadas. Linguagens e Matemática, porém, chamaram atenção pelas questões extensas, muitas vezes acompanhadas de grandes trechos de obras e reportagens, além das frequentes charges e tirinhas - em número ainda maior que nas edições anteriores.
Confira uma análise das provas de sábado (clique para ampliar):
O professor de física Alexei Machado Müller considera que uma prova que baliza todo o conhecimento assimilado ao longo do Ensino Médio precisa ter um nível de qualidade maior, mas destaca que houve mudanças perceptíveis em relação a outros anos. Para ele, o exame está se consolidando, mas ainda tem no que melhorar.
- Em 2013, vimos erros conceituais graves na parte de física, e as questões não foram anuladas. Neste ano, há pelo menos uma questão com duas alternativas corretas, o que causa alguma preocupação - explica Alexei, que dá aulas na Casa do Concurseiro e no Mathematica Et Cetera.
Confira uma análise das provas de domingo (clique para ampliar):
Enquanto muitos profissionais que têm acompanhado o Enem ano a ano destacam o processo de aproximação ao formato dos vestibulares como algo positivo, todos concordam que o exame já criou um padrão próprio de questões. E, ainda que algumas características típicas devam se fortalecer, a variedade de assuntos, a exigência de conhecimentos e a cobrança de habilidades que extrapolam os limites da sala de aula, acreditam os professores, tendem a continuar crescendo.
* Zero Hora