A partir das 13h de sábado (8 de novembro), a preparação dos 8,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estará em jogo. Para evitar sobressaltos nos últimos momentos antes do início da prova, ZH apresenta dicas dos professores do Universitário e um guia para você chegar com tranquilidade aos locais de provas.
>> Confira o gabarito extraoficial do Enem
>> Veja vídeos com dicas sobre cada uma das disciplinas
>> Acesse o site especial com dicas e vídeos sobre o Enem
Ciências Humanas e suas tecnologias
Geografia
Assuntos que afetam diretamente a expansão e manutenção das cidades estão entre os temas frequentes na prova de Ciências Humanas. Estudados em geografia, aspectos como a urbanização, energia, clima e relevo podem ser cobrados das mais variadas formas. O crescimento populacional, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, também é tema corriqueiro no exame. A dica do professor Jorge Pastor é entender que esse crescimento traz desafios para a gestão de recursos naturais, com foco na sustentabilidade.
Dica
RECONHEÇA os principais desafios nas relações das pessoas com as cidades e esteja atento às atualidades: os conflitos no Oriente Médio e distúrbios na Ucrânia podem cair.
>> Enem: confira dicas e estatísticas da prova de Ciências Humanas
História
A escravidão é uma constante nas provas do Enem. Para Davi Ruschel, que aborda o tema nas aulas de história no Universitário, o tema pode surgir em duas frentes: questionando como funcionava essa prática social na Antiguidade (principalmente em Roma e na Grécia) e tratando sobre os impactos de sua implementação no Brasil. No país, vale refletir sobre como essa relação de trabalho atingiu as populações indígenas e africanas, ressaltando também a resistência e a luta pelo fim da escravidão.
Dica
REVISE a história da abolição da escravatura, principalmente no Brasil, englobando aspectos como a assinatura da Lei Áurea e a libertação dos escravos.
Ciências da Natureza e suas tecnologias
Química
Em uma prova que dá bastante destaque à sustentabilidade, a sugestão do professor Paulo Silva é ler sobre a chamada "química verde". A parte ambiental, com frequência aplicada ao cotidiano dos estudantes na hora do exame, pode cair na forma de fenômenos que acontecem diariamente e afetam a vida da população. Chuva ácida, efeito estufa, destruição da camada de ozônio e alternativas para diminuir o desmatamento estão entre os temas que mais motivam questões em Ciências da Natureza.
Dica
CONHEÇA os gases que potencializam fenômenos naturais como o efeito estufa e entenda, por exemplo, de que forma a erupção vulcânica contribui para a chuva ácida.
>> Números e atualidades convivem nas Ciências da Natureza do Enem
Física
Como em qualquer outra das provas, a interpretação de texto é fundamental em física. Isso não quer dizer, no entanto, que os cálculos podem ser negligenciados. O professor Jorge Jr. ressalta que, no Enem, busca-se sempre trazer os problemas para o cotidiano. Questões sobre consumo de energia da televisão ou uso de combustível em automóveis transportam os números para o dia a dia de cada um, facilitando a assimilação do conteúdo. É bom revisar as fórmulas. Mas é fundamental entender como elas podem ser utilizadas.
Dica
CONCENTRE-SE nas fórmulas mais conhecidas de cinemática, ondulatória, eletrodinâmica e hidrostática. Não esqueça de revisar as leis de Newton.
>> Confira questões comentadas sobre Ciências da Natureza no Enem
Biologia
Ao longo do ano, não foram poucas as notícias que mostraram como os brasileiros estão cada vez mais obesos. O professor Paulo Vargas aposta que isso pode motivar alguma questão na prova de Ciências da Natureza, exigindo conhecimentos de fisiologia e prezando pela interdisciplinaridade, especialmente na relação com a química. Como funciona a digestão, qual a importância da nutrição adequada e como ocorre absorção dos nutrientes são perguntas que podem ser de alguma forma cobradas no Enem.
Dica
CONFIRA como funciona o sistema digestivo, entenda quais estruturas do corpo estão envolvidas no processo e saiba identificar a função de cada uma.
>> Faça também o quiz sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
>> Responda a questões de Matemática cobradas em provas anteriores
Correção ao vivo em ZH.com.br
A cobertura do Enem em zh.com.br começa às 11h de sábado, com informações sobre o trânsito no entorno dos principais locais de prova na Capital.
Repórteres nas ruas
Repórteres passarão pelos principais locais de prova e acompanharão a saída dos primeiros participantes, liberada a partir das 15h no sábado e no domingo. O Inep não divulga a lista de lugares, mas sabe-se que Fapa, UniRitter, Escola Técnica Parobé e Colégio Júlio de Castilhos recebem o exame.
Gabarito extraoficial
A partir das 17h, no sábado, e das 18h no domingo, professores do pré-vestibular Universitário estarão na redação de ZH para publicar o gabarito em tempo real. Professores foram inscritos no Enem a fim de garantir agilidade na correção. O conteúdo estará em destaque na página inicial do jornal na web.
Comentários em vídeo
Paralelamente à publicação do gabarito extraoficial, professores do Universitário gravarão vídeos comentando novidades, questões interessantes, pontos difíceis e aspectos problemáticos das provas.
Detalhe ZH: Esses mesmos professores gravaram uma série de vídeos com dicas para o exame. Confira em zhora.co/videodicas
:: Confira mais reportagens da cobertura do Enem
:: Leia as últimas notícias sobre vestibular e Enem
O ENEM
Quando: sábado e domingo (8 e 9 de novembro)
Horário: 13h.
Primeiro dia: Ciências Humanas e e Ciências da Natureza
Segundo dia: Linguagens e Códigos, Matemática e Redação
Tempo de prova: 4h30min no sábado e 5h30min no domingo
ATENÇÃO
Os portões abrem ao meio-dia. Recomenda-se calcular o trajeto até o local de prova tendo esse horário em mente.
Haverá passe livre nos ônibus da Capital no sábado, por ser dia de vacinação, o que deve retardar deslocamentos utilizando transporte público.
O cartão TRI estudantil será aceito no domingo em função da realização do Enem.
* Zero Hora