
A volta de Boca de Ouro à prova de literatura da UFRGS em 2015 enseja outro repeteco. Em seu segundo ano, o projeto Teatro Vestiba leva a tragédia de Nelson Rodrigues aos palcos do Teatro da Amrigs, na Capital, no próximo domingo (veja abaixo).
Além de apresentar a tragédia em três atos do dramaturgo em sua completude, a montagem, dirigida por Aline Sokolosvsky, será seguida de sessão de comentários e perguntas do público.
O elenco formado por Cibele Tubino, Ana Paula Schneider, Luciano Teixeira, Márjori Moreira, Rui Koetz, Bruno Cardoso e Willian Moledo vive a história do malandro carioca que, de tão apreciador do ouro, mandou arrancar os próprios dentes para usar uma dentadura feita do metal.
Além de Boca de Ouro, o Teatro Vestiba apresentará A Tropicália Tá Chegando (que volta aos palcos em outubro, após sessões em junho) e O Amor de Pedro por João, do gaúcho Tabajara Ruas.
As encenações buscam instigar os jovens a enfrentarem as leituras obrigatórias. É o que o professor de português Carlos Zambeli, idealizador do projeto ao lado de Luciano Teixeira, define como "um convite ao desconectar":
- Queremos que (os vestibulandos) saiam sensibilizados - afirma.
Os professores aguardam um total de 10 mil espectadores nas apresentações deste ano.
Duas questões na última prova
O bicheiro Boca de Ouro é assassinado logo no início da peça. Caveirinha, repórter de um jornal sensacionalista, conversa com uma antiga amante do bicheiro, que apresenta versões diferentes sobre quem era Boca de Ouro.
Em 2014, o texto foi tema de duas questões. Primeiro, havia três afirmações sobre trama, personagens e linguagem da peça, e era preciso apontar as corretas. A segunda questão abordou a função da amante na história.
A apresentação
A peça de Nelson Rodrigues será apresentada no projeto Teatro Vestiba.
Quando: domingo, às 14h e às 17h
Onde: Teatro da Amrigs (Avenida Ipiranga, 5.311, Porto Alegre)
Ingressos: R$ 30 no site teatrovestiba.com.br e nos seguintes pontos de venda em Porto Alegre: Restaurante Gambrinus (Mercado Público), A Casa do Concurseiro (Rua Jerônimo Coelho, 307) e Café Valkiria (Av. Carlos Gomes, 604).