
As irmãs Beatriz e Isabella Toassa, de 15 e 14 anos, foram reconhecidas no Global Child Prodigy Awards, na categoria educação, entre as cem crianças-prodígio no mundo.
Além da indicação, Beatriz e Isabella acumulam prêmios nacionais e internacionais. Conforme entrevista ao g1, o interesse pela ciência e astronomia fez com que as duas encontrassem no assunto uma verdadeira paixão.
Desde 2022, são membros juniores da Academia Brasileira de Jovens Cientistas. Nas redes sociais, o perfil "Dupla Big Bang" faz sucesso, com explicações e experimentos feitos pelas duas.
Perfil com milhões de visualizações
O "Dupla Big Bang", perfil administrado por Beatriz e Isabella, e supervisionado pela mãe, já acumula mais de 200 mil seguidores e milhares de visualizações entre Instagram, TikTok e YouTube.
As irmãs cientistas costumam publicar curiosidades e experimentos científicos. O perfil surgiu a partir do interesse das irmãs por conteúdos que explicavam ciência de forma prática durante a pandemia.
Premiação
Além das irmãs, outros cinco jovens brasileiros também foram reconhecidos nas categorias Inteligência e Memória, Ciências Espaciais e Astronomia, Arte e Atuação e Teatro. São eles:
- Caio Temponi (categoria: Inteligência e memória QI)
- Nicole Semiā (categoria: Ciências Espaciais e Astronomia)
- João Pedro Araújo (categoria: Inteligência e memória QI)
- Pedro Gui Fortes (categoria: Arte)
- Marianna Santos (categoria: Atuação e Teatro)
O evento será realizado no dia 26 de junho, em Londres. Os premiados terão suas histórias publicadas no Global Child Prodigy Annual Book, distribuído gratuitamente.