
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vai abrir 2.161 vagas de graduação para quem tem ou já teve vínculo com o Ensino Superior. Há oportunidades em 69 cursos distintos.
As vagas são ofertadas por meio do Processo Seletivo Complementar, que conta com cinco modalidades de ingresso. São elas:
- Reopção: destinada para alunos da UFPel que desejam trocar de curso
- Transferência: para alunos de outras instituições de Ensino Superior que queiram estudar na UFPel
- Reingresso: para pessoas que cancelaram a sua matrícula na UFPel e desejam retornar
- Portador ou portadora de diploma: para pessoas com Ensino Superior completo
- Retomada de estudos: para quem iniciou o Ensino Superior em outra instituição e cancelou a matrícula
Para concorrer a uma das vagas é preciso preencher uma ficha disponível no Sistema Cobalto e anexar os documentos comprobatórios exigidos na modalidade de ingresso desejada, conforme o edital. As inscrições são totalmente gratuitas e ocorrem de 2 a 13 de junho.
O resultado preliminar será divulgado em 1º de agosto. Os candidatos poderão apresentar recurso até as 18h do dia 6 do mesmo mês. O cronograma do edital prevê a publicação do resultado final da seleção em 15 de agosto. O semestre começa no dia 15 de setembro.
Critérios de seleção
Conforme o edital, em todas as cinco modalidades, o critério de seleção vai considerar o número de disciplinas a serem aproveitadas no curso desejado. Ou seja, quanto mais disciplinas do curso anterior puderem ser aproveitadas, maior a chance de ser selecionado.
Processo Seletivo Complementar da UFPel
- Vagas: 2.161, em 69 cursos de graduação
- Inscrições: gratuitas, de 2 a 13 de junho
- Onde: no Sistema Cobalto
- Edital: neste link