
As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2025 começam nesta segunda-feira (26) e seguem até o dia 6 de junho. Para se inscrever, os interessados deverão acessar a Página do Participante do exame, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fazer o login com a conta gov.br.
Taxa de inscrição
Quem não conseguiu a isenção da taxa de inscrição deverá pagar o valor de R$ 85, que pode ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.
Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que constará no boleto.
Nome social
No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente conforme a sua identidade de gênero.
Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social no órgão. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita. O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.
Acessibilidade
O participante que necessitar de atendimento especializado também deverá fazer a solicitação no ato da inscrição e informar as condições que a motivaram, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.
Novidades
Neste ano, participantes do Enem com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica poderão obter a certificação no Ensino Médio se alcançarem pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.
De acordo com o edital, não será gerado boleto para o participante que informar na inscrição que usará o resultado do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e concluinte do Ensino Médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa.
Provas
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração.
No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, química, física e biologia. Nesta data, a aplicação terá cinco horas de duração.
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início da aplicação será às 13h30min. No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30min.
Datas alternativas no Pará
Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas em dias diferentes por causa da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), entre 10 e 21 de novembro. O exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nessas cidades.
"Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025", diz o edital.
Reaplicação
De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.