
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2025, divulgados na semana passada pelo Ministério da Educação, desenham um mapa bastante desigual do desempenho das redes municipais de ensino no Rio Grande do Sul.
Levantamento de Zero Hora, considerando todos os municípios com as maiores e as menores notas de cada etapa, mostra que as regiões Norte e Serra concentram a maior parte dos destaques positivos do Estado. Já o Sul gaúcho reúne o maior número de cidades entre os piores desempenhos.
A reportagem buscou apresentar os 10 municípios com os melhores e os piores desempenhos do RS em cada etapa da Educação Básica – Anos Iniciais, compreendidos entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental; Anos Finais, compreendidos entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental; e Ensino Médio.
No entanto, devido a empates, a lista final ficou com 36 cidades entre as melhores, e não com 30. Desse grupo, 12 ficam na região Norte e 10 na Serra, as duas regiões com maior presença entre os destaques.
Nos Anos Iniciais, a liderança ficou com Fagundes Varela, na Serra, com nota 8,3. Nos Anos Finais, Montauri, também na Serra, alcançou 7,0. No Ensino Médio, houve empate na primeira colocação entre Derrubadas, no Noroeste, e Fagundes Varela, ambos com 6,4.
— Esse desempenho não acontece por acaso. É resultado de um trabalho contínuo, de planejamento, acompanhamento da aprendizagem e, principalmente, do compromisso dos nossos professores, equipes diretivas, estudantes e famílias — destacou o prefeito de Montauri, Nelcir Stefenon.
Os municípios de Derrubadas e Fagundes Varela também foram contatados, mas não responderam até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto.
Algumas redes aparecem entre os destaques em mais de uma etapa da Educação Básica. É o caso de Fagundes Varela, Dois Lajeados (Norte), São José do Inhacorá (Noroeste) e Centenário (Norte), que figuram mais de uma vez entre os melhores desempenhos.
Na outra ponta do ranking, 34 municípios aparecem entre as menores notas do Estado. A região Sul concentra 14 deles, mais do que qualquer outra região. Em seguida aparecem o Norte, com sete cidades, e a Região Central, com quatro.
Capão do Leão, no Sul, é o único município gaúcho que figura entre os piores desempenhos nas três etapas avaliadas pelo Ideb. Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, aparece entre os menores índices tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
A média do RS no Ideb 2025 foi de 6,3 nos Anos Iniciais, de 5,4 nos Anos Finais e de 4,9 no Ensino Médio.
Pequenas cidades predominam
Outro aspecto que chama atenção é o porte dos municípios. Entre os 36 municípios com melhor desempenho, nenhum tem mais de 6,8 mil habitantes.
O maior deles é Roque Gonzales, no Noroeste, com população de 6.750 moradores. A metade dessas cidades tem até cerca de 3,1 mil habitantes, evidenciando a predominância de pequenas redes municipais entre os melhores resultados.
Já entre os 34 municípios com os menores índices aparecem algumas das maiores redes municipais do Estado, como Porto Alegre, Pelotas e Eldorado do Sul. A Capital e Pelotas figuram entre os piores resultados dos Anos Iniciais, enquanto Pelotas também aparece entre os menores desempenhos dos Anos Finais.
Os dados mostram, portanto, um contraste marcante: enquanto os melhores resultados do Ideb se concentram em pequenas cidades do Interior, os piores desempenhos estão distribuídos entre municípios de diferentes portes, incluindo algumas das maiores redes municipais do RS.



