
As restrições impostas pela pandemia da Covid-19, não impediram a Rede Adventista de Educação de dar continuidade nos estudos e contribuir para o crescimento pedagógico dos alunos. Como a maioria das instituições de ensino, precisou se adequar a necessidade do momento para estar inteiramente conectada com os alunos e familiares. Conforme explica a diretora do Colégio Adventista de Porto Alegre, Mariângela Mendes, a Rede já estava se preparando para atender com uma plataforma utilizada de forma assíncrona, ou seja, no formato virtual e sem a necessidade de todos estarem conectados ao mesmo tempo.
— Disponibilizamos a plataforma educacional que já fazia parte da nossa rotina escolar, apresentando aos pais e alunos as principais atividades como jogos educativos, comunicados da unidade escolar e notificações sobre o desempenho acadêmico dos seus alunos. Com o início da pandemia, desenvolvedores da plataforma colocaram no ar em três dias essa proposta. O E-Class School surgiu para os professores, alunos e pais como uma solução para continuar o processo de ensino-aprendizagem e hoje atende todas as famílias que dispõe de recurso tecnológico — afirma a diretora.
No momento, as aulas síncronas acontecem na plataforma Zoom e as atividades assíncronas na plataforma E-Class School. Além disso, desde 2018, a Rede Adventista estuda com seus professores metodologias ativas, por meio de cursos na UNICA, plataforma de estudo docente com palestras e debates pedagógicos em cada unidade escolar. Entre as atividades, os professores participaram de capacitações para o uso de ferramentas virtuais, gravação das aulas, edição de vídeos e, também, foi oferecido um suporte psicológico e pedagógico para que o professor consiga interagir e adaptar-se mais facilmente ao ensino remoto.
— A pandemia foi uma oportunidade de consolidar esses ensinamentos, que fazem parte do fazer pedagógico de agora. Houve adaptação na forma de ensinar, assim como na forma de aprender. Entendemos que este processo faz parte da educação e este período tem apresentado um profissional multifacetado, um aluno mais responsável e autônomo e familiares muito mais envolvidos no processo educacional — destaca Mariângela.
Com 512 unidades no Brasil, 27 unidades no Rio Grande do Sul, cerca de 7 mil instituições no mundo e mais de 15 mil alunos no Estado, a Rede está presente em cidades como Alegrete, Ijuí, Santo Ângelo, Cachoeira do Sul, São Borja, Caxias do Sul, Erechim, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Viamão, Rio Grande, Esteio, Pelotas, Canoas, Cachoeirinha, Santa Maria, Gravataí, Alvorada, Porto Alegre e Osório. Para fortalecer as relações entre as famílias durante a pandemia, a Rede desenvolveu, ainda, uma série de lives com dicas para atividades com os filhos e palestras sobre saúde mental.
A Rede Adventista tem realizado também ouvidorias para manter a qualidade no processo de ensino-aprendizagem e busca mais envolvimento com as famílias na construção pedagógica. Para a aluna Anna Clara Stefani da Silveira, a adaptação não foi difícil porque a instituição disponibilizou rapidamente uma plataforma online para a continuidade dos estudos. Aluna desde o primeiro ano do ensino fundamental, hoje ela cursa o primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Adventista de Cachoeirinha.
— A escola oferece o suporte e instrução para não deixar ninguém pelo caminho. Particularmente, não tive muita dificuldade com o ensino remoto. Com bastante dedicação, organização e o apoio do colégio, diria que está tranquilo, mas sinto falta dos professores e colegas, dos momentos de descontração na aula, do intervalo e do próprio ambiente escolar. A tela do computador nunca substituirá a presença — diz a aluna.
Entre os principais serviços que a instituição oferece estão a Escola de Pais, que são palestras com profissionais de diversas áreas para falar sobre as demandas das famílias relacionadas à educação, além de Apoio Emocional, com grupo docente para interagir com os demais colegas sob a mediação de terapeutas e psicólogos para falar sobre a as angústias e vitórias no período de pandemia. Além disso, os alunos participam das Jornada das Emoções, com uma psicóloga que oferece a oportunidade para eles gerenciarem sentimentos causados pela pandemia e angústias da faixa etária.
Pensando no futuro
Atenta às necessidades da nova realidade educacional, a Rede Adventista possui um Grupo de Estudos Pedagógicos e Administrativos composto por diretores de educação e coordenadoras pedagógicas da região Sul do país. Semanalmente, o grupo se reúne para discutir novos fatos que surgem nas unidades escolares e em cada Estado.
Hoje, em torno de 97% dos alunos participam das aulas remotas e, por conta de alguma dificuldade de acesso, os demais alunos recebem materiais impressos. O diretor de Educação na região Norte do Rio Grande do Sul, Jonas Nikolay, comenta que desde o início da pandemia a rede esteve disponível para manter a aproximação e atender alunos e familiares, seja por meio das chamadas de vídeo, telefone ou pelas redes sociais.
— Hoje nosso aluno já é um estudante digital que conhece a tecnologia e vive ambientado neste sistema. A escola também busca acompanhar essa evolução com aquisição de equipamentos e inserção de internet nas salas de aula, para acompanhar e oferecer estrutura para os professores auxiliarem seus alunos com a melhor aprendizagem — acrescenta Nikolay.
Plataforma de Streaming
As unidades da instituição estão sendo equipadas, ainda, com materiais tecnológicos para as lives. Além de contar com a plataforma E-Class School, a Rede Adventista está lançando o E-Class Play, um tipo de “Netflix”, com aulas de reforço no formato de episódios, vídeos, entre outras dinâmicas oferecidas aos alunos e pais dos estudantes. A novidade é considerada a primeira plataforma de streaming na educação brasileira.
Hoje, os alunos do ensino médio já participam do Chave do Enem, um talk show onde cada encontro ganha um foco diferente de conhecimento para auxiliar os alunos antes do exame e do vestibular.
Para saber mais sobre a proposta educacional da Rede Adventista de Educação e todos os serviços que são oferecidos, acesse o site.





