
Porto Alegre foi a capital brasileira com maior variação de preços no transporte por aplicativos em 2025, registrando alta de 83,4%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atrás da capital gaúcha vêm:
- Brasília (DF), com 67,75%;
- Rio de Janeiro (RJ) com 66,27%; e
- Grande Vitória (ES), com 63,20%.
Aracaju, no Sergipe, foi a capital com a menor alta, com 33,82%.
A média nacional de aumento de preços de serviços como Uber e 99 foi de 56,08%.
Com alta de 0,74%, Transportes foi o grupo que registrou a maior valorização de preços em dezembro. A valorização do grupo é resultado do aumento de 13,79% nos preços de transportes por aplicativo. A elevação também tem impacto da subida de 12,61% nas passagens aéreas.
O IPCA registrou alta de 0,15 ponto percentual e chegou a 0,33% em dezembro. Em novembro, o principal indicador da inflação brasileira fechou o mês em 0,18%. No acumulado dos 12 meses de 2025, a inflação subiu a 4,26% – dentro da tolerância da meta estipulada pelo Banco Central (BC).



