Após ter sido adiada em 2024 em razão da enchente, a 11ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) teve início nesta quarta-feira (21). O evento, que ocorre até sexta-feira (23) no centro de eventos da Fiergs, na zona norte de Porto Alegre, é considerado o maior do segmento no país.
A edição deste ano da feira tem como tema a frase "Viva o futuro do presente". No evento, estão sendo debatidos temas como tecnologia, inovação e empreendedorismo no mercado do varejo, apresentando algumas das principais tendências do setor no mundo.
— Estamos muito animados com o evento. Já no primeiro dia, estamos superando a projeção de público. A feira propicia esse encontro entre diversos participantes desse mercado, e muitos negócios serão gerados nos próximos dias — afirma Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, que realiza a feira em parceria com o Sebrae RS.
Inteligência artificial e robôs
As inovações tecnológicas apresentadas foram destaque neste primeiro dia de feira. O Sebrae RS montou um stand chamado "loja tendência", onde exibe diversos recursos e ferramentas que os lojistas podem aplicar em seus negócios para fomentar as vendas e deixar a gestão mais eficiente.
— Temos uma plataforma de gestão integrada que utiliza inteligência artificial e reúne todas as informações que o lojista precisa em um mesmo local, como fluxo de vendas, gestão de estoque, tendências de consumo e até mapeia as principais percepções do público sobe sua marca, loja ou segmento. Também apresentamos um totem interativo que facilita a jornada de compra do consumidor na loja — destaca Daniela Machado, gestora de projetos de varejo e moda do Sebrae RS.
As formas de consumir do público mudam, e os varejistas precisam acompanhar esse movimento.
DANIELA MACHADO
Gestora de projetos de varejo e moda do Sebrae RS
Outra inovação tecnológica que chamou atenção neste primeiro dia de FBV foi o braço robótico apresentado pela Astra View, de Caxias do Sul. Conforme destaca Eduardo Dullius, diretor da empresa, a ferramenta pode ser útil em diferentes fases do processo de venda.
— Esse é um recurso que pode ser aplicado em lojas de diversos tamanhos e segmentos. Pode preparar um lanche e servir o consumidor em uma lanchonete, pode separar e entregar medicamentos em uma farmácia, ou também entregar produtos em um mercado. Por ser um robô, pode também atuar em negócios que funcionam por 24 horas, atuando durante a madrugada, quando muitas vezes é difícil de encontrar funcionários — destaca.
Ficar por dentro das principais tendências do mercado varejista foi um dos motivos que fez com que Cristine Roldão, 32 anos, tenha vindo de Capão da Canoa para visitar a feira nesta quarta. Cristine é gerente de uma loja de materiais de construção no município do Litoral.
— É muito legal essa oportunidade de vir aqui, conhecer todas essas novidades e ver o que é possível aplicar na nossa loja. A gente também tem a possibilidade de conhecer outros lojistas e trocar dicas de gestão e vendas. É a minha primeira vez na feira e pretendo voltar — afirma Cristine.
Palestrantes renomados
A feira deste ano conta com quatro palcos principais e uma longa programação de palestras. Neste primeiro dia de feira, uma das falas mais aguardadas era a de Arthur Igreja, um dos palestrantes de negócios e tecnologia mais conhecidos do Brasil.
— Mudanças tecnológicas causam mudanças nos hábitos de consumo da população, e a inteligência artificial veio para acelerar este processo ainda mais. As empresas precisam estar antenadas a essas mudanças e incorporar essas inovações tecnológicas em seus negócios para manter uma conexão com o consumidor, ou ficarão para trás — afirmou Igreja em sua palestra "O Novo Varejo e o Consumidor 4.0: Inovação, Tecnologia e Experiência".

O primeiro dia da FBV também contou com outras palestras de grande interesse ao público. O governador Eduardo Leite ministrou sua fala intitulada "Caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável do Rio Grande do Sul", e o ex-atleta paralímpico Daniel Dias apresentou sua palestra "A superação vale ouro" também nesta tarde.
— A qualidade dos palestrantes e a grande variedade de temas e experiências que são apresentadas na feira foram aspectos que chamaram a nossa atenção e nos fizeram decidir vir até aqui — destaca o empresário Diego Goelzer, 28 anos, que veio de Santa Maria para visitar a feira ao lado da esposa Sabrina.

FBV 2025
A Feira Brasileira do Varejo 2025 terá mais de cem marcas expositoras nos três dias de evento. A programação inclui ainda cerca de cem palestras, 70 horas de conteúdo e até 500 agendas de negócios para pequenas, médias e grandes empresas.
A FBV tem quatro palcos principais:
- Negócios
- Mão na Massa
- MKT & Vendas
- Pequenos Gigantes
As atividades também tratarão de temas como novos modelos de negócios, vendas online, redes sociais, experiência do consumidor e inteligência artificial (IA) no varejo.
Uma atração inédita da feira neste ano será a Varejo Experience Pocket. A ação ocorrerá durante os três dias do evento, no período de um turno, possibilitando aos interessados a visita a espaços de empresas varejistas, divididas por temáticas, que já exibem diferenciais em termos de inovações, tecnologias, conectividade com o consumidor e atendimento personalizado.
A FBV 2025 ocorre entre 21 e 23 de maio, com atividades das 10h às 19h, realizadas no centro de eventos da Fiergs. São esperadas cerca de 10 mil pessoas ao longo dos três dias da feira.
Serviço
- O que: 11ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)
- Quando: 21 a 23 de maio
- Onde: Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 - bairro Sarandi - Porto Alegre)
- Horário: 10h às 19h
- Mais informações e ingressos: https://feirabrasileiradovarejo.com.br/