O setor de serviços voltou a apresentar resultado positivo no Rio Grande do Sul. O segmento cresceu 3,4% em julho na comparação com o mês anterior no Estado, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (14). O setor também voltou ao patamar pré-pandemia, na comparação com fevereiro de 2020.
No acumulado do ano, que é comparado com uma base fraca de 2020, os serviços anotam avanço de 9,2% no Estado. Já no acumulado de 12 meses, o resultado está em 0,2%, conforme os dados do IBGE.
O desempenho gaúcho ocorre na esteira do cenário verificado no país, mas em ritmo maior. Em julho, o volume de serviços cresceu 1,1% no Brasil, registrando a quarta taxa positiva seguida.
Com o resultado, o setor agora está 3,9% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e também alcança o patamar mais elevado desde março de 2016 no país. No entanto, ainda está 7,7% abaixo do recorde histórico, de novembro de 2014.
No acumulado do ano, o setor cresceu 10,7% no Brasil frente a igual período do ano anterior. Em 12 meses, ficou em 2,9%.
O resultado do setor no país em julho foi puxado por duas das cinco atividades, principalmente pelos serviços prestados às famílias (3,8%). Os serviços profissionais, administrativos e complementares avançaram 0,6%. Até o momento, o IBGE não divulgou o recorte mensal por segmentos no Estado.
“Essas duas atividades são justamente aquelas que mais perderam nos meses mais agudos da pandemia. São as atividades com serviços de caráter presencial que vêm, paulatinamente, com a flexibilização e o avanço da vacinação, tentando recuperar a perda ocasionada entre março e maio do ano passado”, informou o analista da pesquisa, Rodrigo Lobo, em nota.