O Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon-RS) divulgou, nesta quinta-feira (17), os vencedores de prêmios voltados a jornalistas com atuação na área econômica. Leonardo Vieceli, repórter do site GZH e do jornal Zero Hora, foi escolhido Jornalista de Economia do Ano.
A distinção é uma homenagem ao profissional de comunicação que se destacou na área durante os últimos 12 meses. A escolha do nome é feita, anualmente, pelo Corecon-RS e pelas de faculdades que oferecem o curso de Jornalismo no Rio Grande do Sul.
O conselho também confirmou os vencedores do Prêmio de Reportagem de Economia 2020. Novamente, profissionais do Grupo RBS tiveram destaque, com seis distinções.
Leonardo levou o segundo lugar nas categorias Mídia Impressa e Mídia Digital, com as matérias “Brasil tem mais uma década perdida, a pior em 120 anos” e “Entenda como o menor crescimento populacional impacta a economia no RS”.
O primeiro lugar em Mídia Digital ficou com o repórter Fernando Soares, do jornal Zero Hora e do site GZH. Ele é autor da reportagem “Vidas Secas – Como a estiagem mudou a rotina em 10 municípios do RS”.
Na categoria Radiojornalismo, o vencedor foi Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha, com a matéria especial "Seguros x Pandemia". O segundo lugar ficou com Babiana Mugnol, também da Rádio Gaúcha, com o trabalho “As crises que vivi”.
Em Mídia Impressa, Juliana Bevilaqua, Ciro Fabres, Marcelo Mugnol e Mateus Frazão receberam menção honrosa. O grupo é responsável pela série “Futuro da Economia”.
A solenidade de entrega dos prêmios, em formato online, será realizada na próxima terça-feira (22), às 19h30min, com transmissão simultânea pelos canais do Corecon-RS no Facebook e no YouTube.
Na oportunidade, também serão homenageados o "Economista do Ano” e o "Economista Destaque do Ano - Prêmio Roberto Camps de Moraes", além dos vencedores do "Prêmio Corecon-RS 2020", uma distinção a dissertações de mestrado, artigos técnicos ou científicos e monografias ou trabalhos de conclusão de curso.
Lista de de profissionais e trabalhos premiados do Grupo RBS:
JORNALISTA DE ECONOMIA DO ANO
Leonardo Vieceli (Jornal Zero Hora)
PRÊMIO REPORTAGEM DE ECONOMIA 2020
Mídia Impressa (jornal/revista)
2º lugar
“Brasil tem mais uma década perdida, a pior em 120 anos”
Leonardo Vieceli (Jornal Zero Hora)
Menção Honrosa
Série “Futuro da Economia”
Juliana Bevilaqua, Ciro Fabres, Marcelo Mugnol e Mateus Frazão (Jornal Pioneiro)
Radiojornalismo
1º lugar
Reportagem especial "Seguros x Pandemia"
Eduardo Matos (Rádio Gaúcha)
2º lugar
“As crises que vivi”
Babiana Mugnol (Rádio Gaúcha)
Mídia Digital
1º lugar
“Vidas Secas – Como a estiagem mudou a rotina em 10 municípios do RS”
Fernando Soares (Jornal Zero Hora)
2º lugar
“Entenda como o menor crescimento populacional impacta a economia no RS”
Leonardo Vieceli (Jornal Zero Hora)